Objetivos

  • Desenvolver os conceitos, as técnicas e os métodos avançados, provenientes do interface entre as Ciências da Gestão e do Desporto, através de um plano curricular multidisciplinar e contextualizado ao universo desportivo;
  • Proporcionar uma formação que habilite a gerir estruturas, atividades e projetos de natureza desportiva;
  • Qualificar os estudantes com conhecimentos aprofundados para atuarem no mercado desportivo de forma competitiva, empreendedora, responsável e ética.

Disponível em

Almada

Nuno Lopes

Coordenador
Pós-Graduação em Gestão do Desporto

ISEIT — Ensino Universitário em Almada

  • 8 meses • 30 Créditos ECTS;
  • Regime de formação e-learning.

A Pós-Graduação em Gestão do desporto é uma aposta estratégica, que vem reforçar o posicionamento do Instituto Superior Piaget de Almada em duas áreas dominantes: a Gestão e o Desporto.

O plano curricular permite que os alunos aprofundem conhecimentos e adquiram competências habilitando-os a uma formação integral nestas áreas científicas.

O curso funcionará em sistema de E-Learning e terá a duração de 8 meses.

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação poderão desempenhar funções em:

  • Setor público: câmaras municipais, empresas municipais, administração pública desportiva, estabelecimentos de ensino.
  • Setor privado associativo: federações desportivas nacionais, associações regionais de modalidades, clubes desportivos, entidades de desporto para deficientes.
  • Setor privado lucrativo e não lucrativo: health clubs/ginásios, campos de golfe, SAD, empresas de eventos, empresas de lazer e turismo desportivo, órgãos de comunicação social, entidades formadoras, empresas de assessoria na área do desporto.
UC – 1.º Semestre           CH  ECTS

Direito do Desporto

 20 T 2

Espaços e Instalações de Desporto

 40 T 4

Marketing e Branding Desportivo

 20 T 3

Gestão dos Recursos Humanos do Desporto

 20 T 2

Economia e Finanças Aplicadas ao Desporto

 20 T 2

Media e Broadcasting no Desporto

 20 T 4

Organização de Eventos Desportivos

 20 T 3

Política e Ética Desportiva

 20 T 2

Desporto, Ambiente e Turismo

 20 T 2

Patrocínio no Desporto

 20 T 2

Empreendedorismo no Desporto

 20 T 4

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

Detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área da Educação Física e Desporto.

O ingresso na pós-graduação pode, ainda, ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, de outras áreas que demonstrem ter percurso e/ou conhecimentos adquiridos por via profissional que justifiquem a sua admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no edital de abertura do concurso.

Os candidatos que estiverem a frequentar o ensino superior e ainda não tenham terminado a Licenciatura podem inscrever-se em regime de Unidades Curriculares Isoladas: No âmbito dos artigos 46º e 46º-A do Decreto-Lei n.º74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, pelo Decreto-Lei n.º 230/2009, de 14 de Setembro, pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto e Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de Setembro, é permitida a inscrição e frequência em unidades curriculares isoladas em regime de avaliação. Uma vez aprovados nestas unidades curriculares, podem requerer a creditação, nos termos do artigo 45º a 45º-B da mesma legislação, após concluída a Licenciatura.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão do Desporto, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Gestão do Desporto conferirá as competências necessárias para:

  • Administrar diferentes tipos de atividades ligadas à gestão do desporto;
  • Criar planos de negócios eficazes priorizando a direção estratégica da organização desportiva; Capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas ou em contextos alargados e multidisciplinares, no exercício da atividade profissional em gestão desportiva; Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de gestão desportiva;
  • Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas no âmbito desportivo.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!