CIIERT

O Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar (CIIERT) é uma unidade operativa do Instituto Piaget (IP) cuja missão é promover e facilitar, de forma coordenada, a implementação da estratégia de investigação do IP.​

A sua organização é transversal, privilegiando a cooperação e os mecanismos participativos entre os seus Estabelecimentos de Ensino Superior.​

A sua visão e abrangência interinstitucional potenciam sinergias resultantes da articulação do seu capital humano e recursos materiais para promover o desenvolvimento da investigação científica e a sua extensão à comunidade.​

Guia do Investigador

Membros

  • Coordenador executivo: Luís Moreira;
  • Membro: Hélder Pinto;
  • Membro: Beatriz Minghelli;
  • Membro: Isabel Silva;
  • Apoio administrativo: Alexandra Sardinha.

Procedimento para submissão de projetos de investigação

Todos os projetos de investigação realizados no IP, seja como instituição proponente, seja como instituição parceira, devem estar preferencialmente enquadrados numa das suas UI.
Independentemente da sua dimensão, todos os trabalhos realizados em contexto de dissertação de mestrado ou trabalhos de final de curso, devem seguir os mesmos procedimentos de formalização de projetos que se apresentam na Figura 1, e que se descrevem de forma mais detalhada nos pontos seguintes.

Fase 1: Submissão à Comissão Científica da UI/CE ou à Coordenação de CE

Os projetos de investigação devem ser submetidos pelo Investigador Principal, preenchendo o Formulário de submissão de Projetos de Investigação, formalizando assim a candidatura do projeto. Depois de preenchido este formulário, o Investigador Principal deve selecionar a opção “Enviar-me um recibo por e-mail das minhas respostas”, e encaminhar esse e-mail para a entidade a que submeteu o projeto:

  1. Comissão Científica da UI (KinesioLab, LabEST ou RECI);
  2. Comissão Científica do CE (quando o projeto não está enquadrado numa UI);
  3. Coordenação do CE (quando o projeto não está enquadrado numa UI e não está constituída Comissão Científica do CE).

A entidade que analisa o projeto (Comissão Científica da UI/CE ou Coordenação do CE) deverá emitir o seu parecer, enviando-o por e-mail ao Investigador Principal, no prazo máximo de 30 dias corridos após a data de submissão, pronunciando-se favorável ou desfavoravelmente sobre a pertinência e o rigor científico da proposta.

Se o projeto necessitar de parecer da Comissão de Ética, transita para a Fase 2. Caso dispense esse parecer, transita para a Fase 3. Neste caso, a entidade que analisa o projeto deverá enviar o seu parecer ao Investigador Principal, com conhecimento do CIIERT.

Fase 2: Solicitação de Parecer à Comissão de Ética do Instituto Piaget (CEIP)

A submissão de solicitação de parecer à CEIP só pode ser realizada após o parecer favorável da Comissão Científica da UI/CE ou da Coordenação do CE (Fase 1). Para formalizar esta submissão, o Investigador Principal deve preencher o Formulário de Solicitação de Parecer à CEIP. Entre outros documentos, neste formulário devem ser anexadas cópias do “Formulário de submissão de Projetos de Investigação” e do comprovativo de parecer favorável da Comissão Científica da UI/CE ou da Coordenação do CE, decorrentes da Fase 1.

De acordo com a alínea c) do ponto 1) do Artigo 3.º do Capítulo I do Regulamento da CEIP, esta comissão deve “Proceder à análise de todos os projetos de investigação e respetivos protocolos, na respetiva dimensão ética, que decorrem no seio do CIIERT (…)”.

A CEIP deverá emitir o seu parecer, enviando-o por e-mail ao Investigador Principal, com conhecimento do CIIERT, no prazo máximo de 30 dias corridos, após a submissão do pedido (de acordo com o ponto 4 do Artigo 10.º do Capítulo IV do Regulamento da CEIP). O prazo de resposta da CEIP aos pedidos que lhe são submetidos é contado a partir do momento em que o processo está devidamente instruído. Esta informação é comunicada por e-mail pelo Secretário da CEIP ao Investigador Principal.

Fase 3: Aprovação pelo Conselho Científico / Técnico-Científico da UO

Os projetos que dão entrada no CIIERT são registados internamente e encaminhados ao Conselho Científico / Técnico-Científico das Unidades Orgânicas a que estão afetos os investigadores participantes no projeto, com conhecimento do Investigador Principal.

O CC/CTC deverá emitir a sua deliberação, enviando-a por e-mail ao Investigador Principal, com conhecimento do CIIERT, no prazo máximo de 30 dias corridos após a data de submissão, informando sobre a aprovação ou não aprovação do projeto.

O projeto só poderá ter início após a aprovação do CC/CTC.

Contactos

Email: ciiert@ipiaget.pt

Morada

Av. João Paulo II, Lote 544, 2.º
1950-157 Lisboa