Objetivos

O principal objetivo consiste em formar profissionais especialistas, habilitados para a implementação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar que desenvolvam as seguintes competências:

  • determinar, em conjunto com a gestão de qualidade, os procedimentos relativos à implementação do sistema da qualidade na área da Saúde Pública;
  • ser capaz de combinar e integrar os conhecimentos teóricos e técnicos de modo a responder a problemas reais;
  • identificar os riscos para a saúde na sequência das práticas sanitárias inadequadas, bem como os riscos da não qualidade e conhecer os procedimentos e a legislação relacionados com a avaliação dos alimentos, com o propósito de atender aos requisitos exigidos pela Saúde Pública.

E para além disso, adquirir competências para realizar auditorias internas a Sistemas de Gestão de Segurança Alimentar (ISO 22000).

Disponível em

Viseu e Valpaços

Maria Helena Chéu

Coordenadora

Maria José Falcão

Coordenadora

ISEIT — Ensino Universitário em Viseu

  • 7 meses • 40 Créditos ECTS

 

Área de estudo

  • Ciências da Saúde

 

Regras de avaliação

A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.

A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor.

Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.

Perfil de saída

  • Técnico Superior de Controlo de Qualidade;
  • Gestão Alimentar;
  • Consultoria em Segurança Alimentar;
  • Auditor Interno;
  • Indústria Alimentar (cumprimento das obrigações legais em matéria de segurança alimentar);
  • Investigação.

A disciplina “Qualificação de auditores internos de sistemas de gestão da segurança alimentar ISO 22000” corresponde à ação de formação lecionada pela SGS, cuja realização e aprovação confere o Certificado de Auditor Interno pela SGS.

No seguimento da publicação do DL n.º 20/2019, de 30 de janeiro, que concretiza o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais nos domínios da proteção e saúde animal e da segurança dos alimentos, esta Pós-Graduação confere também ao futuro profissional um conjunto de conhecimentos e competências, relativas à segurança dos alimentos, entre outras, permitindo desempenhar as funções descritas no referido Decreto-Lei.

 

Estatuto profissional

  • Especialização em Saúde Pública e Gestão da Qualidade Alimentar.

1º Ano

UC – 1º SemestreCH ECTS

 Gestão da Qualidade  30 T 3
 Introdução à Higiene Alimentar  20 T 2
 Laboratórios na Avaliação de Risco para a Saúde  30 PL 5
 Microbiologia dos Alimentos  20 T | 20 PL 5
 Qualificação de Auditores Internos de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar ISO 22000  20 T | 20 TP 5
 Riscos Alimentares: Perigos Químicos e Físicos  10 T | 20 TP 4
 Segurança Alimentar e Risco para a Saúde Pública  30 TP 5
 Seminários e Projeto 10 T |  10 SE | 20 OT

 6

 Sistemas Preventivos de Segurança Alimentar  20 T | 20 TP

 5

Legenda: T- Teórica, TP-Teóricas/ Práticas, PL- Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, SE- Seminário/Estágio, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

Detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, na área Alimentar, Saúde Pública e Saúde Ambiental.

O Conselho Técnico-Científico poderá aceitar a admissão à candidatura de detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, aos quais seja reconhecida capacidade para a realização desta pós-graduação.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Saúde Pública e Gestão da Qualidade Alimentar, o estudante cumprirá um plano curricular constituído por 40 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Saúde Pública e Gestão da Qualidade Alimentar confere as competências necessárias para integrar e/ou coordenar atividades de verificação e validação de sistemas de Segurança Alimentar, bem como assegurar a realização de Auditorias ao sistema HACCP na sua relação com os Laboratórios de Controlo de produtos alimentares e com os Sistemas de Gestão da Qualidade, do Ambiente e da Segurança no Trabalho aplicáveis à área alimentar.

Todos os campos são de preenchimentos obrigatório.


-



RAZÕES PARA ESTUDAR SAÚDE PÚBLICA E GESTÃO DA QUALIDADE ALIMENTAR

Técnico Superior de Controlo de Qualidade

Gestão Alimentar Consultoria em Segurança Alimentar

Indústria Alimentar (cumprimento das obrigações legais em matéria de segurança alimentar)

Investigação

Especialização em Saúde Pública e Gestão da Qualidade Alimentar

Acesso ao Certificado de Auditor Interno, pela SGS

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!