Objetivos

  • Fornecer um treino especializado no campo de Estudos para a Paz e Conflitos para profissionais das Relações Internacionais, Ciência Política, Estudos Europeus, História e áreas correlatas;
  • Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica da história, sociedade e política contemporâneas;
  • Promover competências teóricas e conhecimento das realidades sociais, políticas e económicas de forma integrada, com foco nas relações de poder;
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade analítica;
  • Fornecer ferramentas para académicos, políticos e ativistas intervirem na transformação de conflitos no campo.

Disponível em

Viseu

Joana Ricarte

Coordenadora

ISEIT — Ensino Universitário em Viseu

O Curso de Pós-graduação em Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos está delineado para a formação especializada em Relações Internacionais, ancorada numa perspectiva crítica que analisa as relações internacionais contemporâneas a partir de abordagens regionais. Este curso fornecerá bases analíticas através de duas unidades curriculares introdutórias que incidem sobre as teorias das Relações Internacionais e a psicologia política, e cinco módulos de análise empírica sobre o Médio Oriente, a África, a Ásia, a América e a Europa, lecionados por especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional. Pretende-se contribuir para o fortalecimento do sentido crítico dos estudantes, bem como fornecer ferramentas para uma melhor compreensão dos fenómenos da guerra e da paz, das identidades e conflitos, dos radicalismos e nacionalismos numa perspectiva global.

UC – Anual           CH  ECTS
Relações Internacionais: teorias e prática(s) 40 T; 10 TP 5
Psicologia Política da Paz e dos Conflitos 40 T; 10 TP 5
África 20 T; 20 TP 6
América 20 T; 20 TP 6
Ásia 20 T; 20 TP 6
Europa 20 T; 20 TP 6
Médio Oriente 20 T; 20 TP 6

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Academia (mestrado ou doutoramento em Relações Internacionais), Diplomacia, Organizações Internacionais, Organizações não-governamentais, organizações políticas.

Ativistas e profissionais de terreno no campo da Mediação/Transformação de Conflitos.

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das das Ciências Sociais, Ciências Políticas, Relações Internacionais, História, Estudos Europeus, Direito, Comunicação, Jornalismo e afins.

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico, como atestando capacidade para a realização do curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 40 créditos ECTS obrigatórios.

O diplomado em Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos obterá competências para:

  • Apreensão e implementação de quadros teóricos sobre as causas e efeitos das guerras e conflitos de impacto global;
  • Compreender, diferenciar e posicionar-se nos grandes debates teóricos das Relações Internacionais;
  • Conhecer os atores e mecanismos internacionais de mediação e resolução de conflitos, incluindo organizações internacionais, diplomacia e operações de paz;
  • Compreender os fenómenos do radicalismo, nacionalismo, conflitos internacionais, guerra e paz;
  • Aplicar as ferramentas teóricas e de intervenção psicossocial para a transformação de conflitos.

O curso de Pós-graduação é lecionado por um corpo de especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional.

Joana Ricarte Joana Ricarte é investigadora integrada no Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra e professora auxiliar convidada de Relações Internacionais na Universidade da Beira Interior. É também investigadora do Centro de Estudos em Conflito e Paz do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo, Brasil, onde co-coordena o projeto “As margens do Estado na pandemia: experiências de (in)segurança humana nas periferias brasileiras”, e membro do conselho consultivo (advisory board) da Organization for Identity and Cultural Development, no Reino Unido.

É licenciada em História pela Universidade de Brasília (2010), doutorada em Política Internacional e Resolução de Conflitos (2020) e mestre em Relações Internacionais, com especialização em Estudos da Paz e Segurança (2013), pela Universidade de Coimbra. O seu trabalho de investigação é interdisciplinar, na intersecção entre as Relações Internacionais, a História, a Psicologia Política e a Sociologia, com ênfase em estudos de identidade e conflitos. É autora do livro The Impact of Protracted Peace Processes on Identities in Conflict: the case of Israel and Palestine (2022), coordenadora científica do projeto REPROGRAM-EU: fostering inclusive values, policies and identities through participatory cultural programming in the European Union (2022-2023), financiado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, e investigadora principal no projeto OppAttune – Countering Oppositional Political Extremism through Attuned Dialogue: track, attune, limit (2023-2026) financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia.


Marcus Alain Ferreira Marcos Alan Ferreira é professor associado na Universidade Federal da Paraíba. É doutorado em Ciência Política pela Unicamp (2010) e mestre em Relações Internacionais (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) (2006). Como investigador visitante, esteve na Universidade de Manchester (Reino Unido, 2018 e 2019), Universidade de Uppsala (Suécia, 2014) e Universidade de São Paulo (2021-2022). Como professor visitante, esteve na Universidade de Artes (Londres, 2022) e na Universidade de Vechta (Alemanha, 2017 e 2019).

É docente colaborador no Mestrado em Desenvolvimento Social na Universidad Núr (Bolívia). Colabora com o Institute for Studies in Global Prosperity e Lazos Learning e teve artigos publicados em publicações nacionais e internacionais, como o International Studies Perspectives, Journal of Intervention and Statebuilding, Latin American Research Review, Trends in Organized Crime, Journal of Politics in Latin America, Journal of Political Science Education, Peace & Change, e International Journal of Law, Crime and Justice. É também autor ou organizador de cinco livros e membro da Global Initiative Against Transnational Organized Crime desde 2021. Foi membro do conselho de governança da IPRA (International Peace Research Association) entre 2016-2020. Atualmente, a sua investigação é focada nos impactos do crime organizado e da violência estatal na paz do Brasil e da América do Sul.


Roberta Holanda Maschietto Roberta Holanda Maschietto é doutorada em Estudos para a Paz pela Universidade de Bradford (Reino Unido), e mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Atualmente, é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia. No seu projeto investiga os processos de consolidação da paz e suas dimensões subjetivas em Moçambique e Timor-Leste. Desde 2020 é também investigadora no projeto “As margens do Estado na pandemia: experiências de (in)segurança humana nas periferias brasileiras”, realizado no âmbito do Centro de Estudos em Conflito e Paz da Universidade de São Paulo.

Outras áreas de interesse e investigação incluem: perceções sobre violência, poder e paz entre os jovens no Brasil; peacebuilding em geral; desenvolvimento e empoderamento local em contextos de pós-guerra; e educação para a paz. É autora do livro Beyond Peacebuilding. The Challenges of Empowerment Promotion in Mozambique (Palgrave Macmillan, 2016) e co-organizadora do livro Estudos para a Paz: Conceitos e Debates (Editora da Universidade Federal do Sergipe, 2019), além de ter publicações em diversos meios internacionais. Desde 2015 é membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança, no Brasil. Os temas da sua investigação e outras reflexões são debatidos no seu blog Peace Reflections e no blog da Rede PCECS.


Cátia Moreira de Carvalho Cátia Moreira de Carvalho completou o doutoramento europeu em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Durante este período foi visiting scholar no Instituto de Criminologia da Universidade de Cambridge. As suas áreas de interesse são a psicologia política, terrorismo, extremismo, processos de (des)radicalização e a migração forçada. É autora de publicações nestas áreas e tem estado envolvida em projetos com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da União Europeia e Fundação La Caixa. Atualmente, é investigadora na FPCEUP e consultora da Radicalisation Awareness Network Policy Support, da Comissão Europeia, e da Organization for Security and Co-operation in Europe (OSCE).


António Leitão António Leitão é licenciado em Relações Internacionais e mestre em Sociologia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Diplomado em Estudos internacionais pelo Institut d’Etudes Politiques de Bordéus é doutorando em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se no processo de integração europeia, especialmente no âmbito da União Económica e Monetária, e nos estudos da paz. A sua tese de mestrado centrou-se na relação energética entre a Rússia e os seus parceiros, e escreveu sobre a política de vizinhança da UE para a Ucrânia.

Atualmente, estuda a resposta da UE à crise da dívida soberana portuguesa. Foi bolseiro de investigação em vários projetos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, estudou a contribuição portuguesa para as operações de paz em Timor-Leste e no Afeganistão, e foi bolseiro de investigação num projeto relacionado com o acesso à água em Portugal durante a crise de 2011-15. Foi assistente de ensino nas unidades curriculares de Cooperação para o Desenvolvimento (I) e Temas Políticos em Literatura, lecionadas na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Publicou recentemente sobre o discurso e as políticas europeias no âmbito da crise da Covid-19.


Daniel Pinéu Daniel Pinéu é professor e tutor no Colégio Universitário de Amsterdão. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, é doutorado em Estudos Críticos de Segurança pela Universidade de Aberystwyth, com uma tese sobre a reforma das forças de segurança em contextos de statebuilding, e tem um mestrado em Política Internacional pela mesma instituição. Em 2006, foi research fellow no Center for Global Studies da Universidade George Mason, em Washington. Lecionou na Universidade de Hildesheim (2009-2010) e no Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Marburgo (2010-2012), ambas na Alemanha; e foi professor convidado na Quaid-i-Azam University em Islamabad, Paquistão (2012-2013). Entre 2013-2017 foi ainda professor auxiliar convidado na Universidade de Coimbra e na Universidade Nova de Lisboa, e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais.

A sua investigação centra-se nas temáticas da segurança internacional (em particular sobre terrorismo e violência política, bem como a relação entre tecnologia e segurança), da análise de política externa, e da sociologia política internacional (com particular ênfase na relação entre religião e política, e a globalização do crime e da polícia).


Guilherme Casarões Guilherme Casarões é doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e licenciado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas nas áreas de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais, onde serviu como vice-coordenador da Licenciatura em Administração Pública entre 2017 e 2018. Leciona no mestrado Profissional em Gestão Internacional da mesma instituição. Foi visiting fellow da Tel Aviv University (2011), da Brandeis University (2015) e da University of Michigan (2019).

Possui pesquisas e artigos publicados nas áreas de Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Médio Oriente e a ascensão da extrema-direita global. Entre as suas publicações mais relevantes estão “Brazilian Foreign Policy under Jair Bolsonaro” (Cambridge Review of International Affairs, 2021) e “The Evolution of Brazilian Foreign Policy Studies: four perspectives” (Routledge Handbook of Brazilian Politics, 2018).

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!