Objetivos

  • Fornecer um treino especializado no campo de Estudos para a Paz e Conflitos para profissionais das Relações Internacionais, Ciência Política, Estudos Europeus, História e áreas correlatas;
  • Contribuir para o desenvolvimento de capacidades de análise crítica da história, sociedade e política contemporâneas;
  • Promover competências teóricas e conhecimento das realidades sociais, políticas e económicas de forma integrada, com foco nas relações de poder;
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade analítica;
  • Fornecer ferramentas para académicos, políticos e ativistas intervirem na transformação de conflitos no campo.

Disponível em

Viseu

Joana Ricarte

Coordenadora

ISEIT — Ensino Universitário em Viseu

O Curso de Pós-graduação em Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos está delineado para a formação especializada em Relações Internacionais, ancorada numa perspectiva crítica que analisa as relações internacionais contemporâneas a partir de abordagens regionais. Este curso fornecerá bases analíticas através de duas unidades curriculares introdutórias que incidem sobre as teorias das Relações Internacionais e a psicologia política, e cinco módulos de análise empírica sobre o Médio Oriente, a África, a Ásia, a América e a Europa, lecionados por especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional. Pretende-se contribuir para o fortalecimento do sentido crítico dos estudantes, bem como fornecer ferramentas para uma melhor compreensão dos fenómenos da guerra e da paz, das identidades e conflitos, dos radicalismos e nacionalismos numa perspectiva global.

UC – Anual           CH  ECTS
Relações Internacionais: teorias e prática(s) 40 T; 10 TP 5
Psicologia Política da Paz e dos Conflitos 40 T; 10 TP 5
África 20 T; 20 TP 6
América 20 T; 20 TP 6
Ásia 20 T; 20 TP 6
Europa 20 T; 20 TP 6
Médio Oriente 20 T; 20 TP 6

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Academia (mestrado ou doutoramento em Relações Internacionais), Diplomacia, Organizações Internacionais, Organizações não-governamentais, organizações políticas.

Ativistas e profissionais de terreno no campo da Mediação/Transformação de Conflitos.

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das das Ciências Sociais, Ciências Políticas, Relações Internacionais, História, Estudos Europeus, Direito, Comunicação, Jornalismo e afins.

Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Científico, como atestando capacidade para a realização do curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 40 créditos ECTS obrigatórios.

O diplomado em Relações Internacionais – A Nova (des)Ordem Mundial: Abordagens Regionais para a Paz e os Conflitos obterá competências para:

  • Apreensão e implementação de quadros teóricos sobre as causas e efeitos das guerras e conflitos de impacto global;
  • Compreender, diferenciar e posicionar-se nos grandes debates teóricos das Relações Internacionais;
  • Conhecer os atores e mecanismos internacionais de mediação e resolução de conflitos, incluindo organizações internacionais, diplomacia e operações de paz;
  • Compreender os fenómenos do radicalismo, nacionalismo, conflitos internacionais, guerra e paz;
  • Aplicar as ferramentas teóricas e de intervenção psicossocial para a transformação de conflitos.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!