O Instituto Piaget, CRL (IP) é uma cooperativa sem fins lucrativos, que, enquanto entidade instituidora, tem a competência legal pela gestão administrativa, económica e financeira de cinco instituições de ensino superior (IES) particular e cooperativo:

  • Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Viseu
  • Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte
  • Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul
  • Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares em Almada
  • Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares em Viseu

As IES gozam de autonomia científica, pedagógico e cultural, e têm o suporte da entidade instituidora na viabilização dos projetos, programas e atividades que permitam uma melhoria contínua do seu funcionamento e a concretização dos objetivos definidos nos seus estatutos.

Neste sentido, existe a Unidade de Serviços Partilhados, de acordo com o Organograma aprovado por deliberação da Direção do IP, que assegura os recursos e serviços de apoio comuns às diferentes IES, melhorando a eficiência na utilização desses recursos comuns.

O funcionamento e o desenvolvimento das atividades e competências da Unidade de Serviços Partilhados são concretizados através de diferentes departamentos, gabinetes e serviços técnicos e administrativos, responsáveis pelo apoio às solicitações, promovendo a sua efetiva resolução.

Estrutura Responsabilidades
Centro Internacional de Investigação, Epistemologia e Reflexão Transdisciplinar (CIIERT) Definir a estratégia de investigação do IP e coordenar a implementação das políticas de investigação e desenvolvimento ao nível das Unidades de Investigação e das IES.
Departamento de Coordenação e Organização do Ensino Superior (DCO) Coordenar e organizar os projetos de ensino superior do IP e das suas IES. Gerir as relações com as entidades de tutela. Coordenar, em articulação com as IES, os procedimentos administrativos de gestão académica.
Departamento para a Garantia da Qualidade (DGQ) Coordenar os mecanismos de avaliação permanente e procedimentos de autoavaliação. Elaborar instrumentos de avaliação da qualidade e apoio na redação de relatórios para a avaliação de garantia de qualidade de cada uma das IES do IP. Verificar a satisfação dos procedimentos do SIGQ na prática corrente.
Departamento do Património (DP) Coordenar a manutenção e obras de infraestruturas e edifícios, e respetivos licenciamentos.
Departamento de Recursos Humanos (DRH) Gerir administrativamente os RH, a Formação Interna e a Higiene e Segurança no Trabalho.
Departamento de Relações Internacionais (DRI) Coordenar os projetos e atividades internacionais do IP e das suas IES ao nível da promoção, acompanhamento e apoio a atividades de mobilidade e cooperação internacional e interinstitucional, incluindo as parcerias e redes.
Departamento de Tecnologias de Informação (DTI) Coordenar, desenvolver, manter e garantir o suporte ao nível dos Sistemas de Informação do IP.
Departamento Financeiro (DF) Gerir financeira e contabilisticamente a atividade do IP e das suas IES. Acompanhar e executar projetos em articulação com o GAP.
Gabinete de Apoio a Projetos (GAP) Apoiar tecnicamente as candidaturas a projetos de financiamento, aplicáveis aos diversos âmbitos de ação do IP e das suas IES. Acompanhar a execução financeira dos projetos, em articulação com o DF.
Gabinete de Aprovisionamento e Logística (GAL) Gerir de forma integrada os processos de aquisição de bens e serviços de suporte ao IP e às suas IES, assim como a frota automóvel do IP.
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI) Coordenar as atividades de divulgação e comunicação do IP e das suas IES. Gerir a imagem institucional.
Gabinete de Responsabilidade Social (GRS) Coordenar as ações e projetos de RS do IP e das suas IES. Estabelecer e dinamizar parcerias em rede no âmbito da RS.
Gabinete Jurídico (GJ) Apoiar as IES a nível jurídico e de contencioso, incluindo as questões de âmbito disciplinar, e na elaboração de regulamentos e outros documentos normativos do IP e das suas IES.