Objetivos

  • Criar condições para que os professores adquiram um conjunto de elementos teóricos e práticos que lhes permitam:
  • Desenvolver projetos em linha com os desafios do séc. XXI, tendo em conta os recursos disponíveis, os interesses e necessidades dos contextos, das escolas, das comunidades e das pessoas que as constituem;
  • Desenvolver competências de organização, gestão e avaliação de atividades contextualizadas e inclusivas no ensino básico com recurso às tecnologias;
  • Desenvolver competências no domínio das perspetivas didáticas do recurso aos dispositivos móveis;
  • Planear, desenvolver e mobilizar criticamente novas metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem com recursos educativos mediatizados, tendo em vista critérios de acessibilidade que contribuam para a inclusão social.

Disponível em

Almada

João Paz

Coordenador

Vila Nova de Gaia

Celestino Magalhães

Coordenador

Viseu

Valdemar Salselas

Coordenador

Escola Superior de Educação Jean Piaget em Almada

Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget em V. N. Gaia

Acreditado pelo CCPFC com o número CCPFC/CFE-2586/22

ISEIT — Ensino Universitário em Viseu

  • Duração: 7 meses
  • Regime: B-Learning (Viseu: 1.ª Edição — 100% Online)

As transformações resultantes da globalização, e o aumento das exigências pessoais e profissionais para que se possa viver e trabalhar com dignidade e igualdade de oportunidades na “sociedade do conhecimento”, exigem um investimento coordenado e integrado em diversos setores sociais, com especial atenção à Educação e à Formação profissional.

O vasto conjunto de ferramentas e estratégias oferecido pelas TIC permite ao professor desenvolver processos de ensino que visam impulsionar, de uma forma integrada, os papéis estratégicos e operacionais do aluno, para que este entre em interação com o propósito de aprendizagem. No entanto, dada a sua versatilidade, podem ter subjacentes diferentes razões de aprendizagem, cabendo aos atores do espaço educativo refletir sobre que tipo de práticas pedagógicas que pretendem realmente implementar, em conformidade com os seus objetivos, interesses e necessidades.

Em resposta à necessidade de atualização de conhecimentos e de desenvolvimento de competências básicas e digitais, assim como acompanhar o investimento na modernização das escolas e dos espaços de aprendizagem, o presente curso pretende dar uma formação de nível pós-graduado aos profissionais que atuam na área da educação formal e não formal para a inclusão digital de todos os intervenientes e para a promoção do sucesso escolar através da integração das TIC nos processos pedagógicos, de forma transversal e contextualizada.

A aposta na modalidade B-Learning surge como resposta para uma maior difusão de conhecimento no mundo atual, atendendo ao desenvolvimento das novas potencialidades tecnológicas, além das vantagens de uma aprendizagem autónoma, individualizada, passível de ser realizada à distância por meio de plataformas de aprendizagem.
Como tal, as unidades curriculares preveem uma gestão individualizada de tarefas diversificadas de ensino-aprendizagem, promovendo uma articulação entre as tarefas profissionais e a construção do conhecimento.

Dado o perfil do público-alvo, a modalidade de EAD possibilita ultrapassar limitações físicas dos formandos que, de outro modo, nunca ou dificilmente frequentariam uma formação de aprendizagem dentro dos moldes convencionais.

Área de estudo

Comunicação Educacional e Gestão da Informação

Saídas profissionais

Funções que exijam conhecimentos e competências, no domínio das tecnologias de informação e comunicação, para intervir no desenvolvimento de processos de ensino que visam impulsionar, de uma forma integrada, os papéis estratégicos e operacionais do aluno, para que este entre em interação com o propósito de aprendizagem. É essencial formar os profissionais que atuam na área da educação formal e não formal para a inclusão digital de todos os intervenientes e para a promoção do sucesso escolar através da integração das TIC nos processos pedagógicos, de forma transversal e contextualizada.

O presente curso pretende dar uma formação de nível pós-graduado neste âmbito.

Ingresso na carreira

O presente curso releva como curso de formação especializada, na área de formação especializada em Comunicação Educacional e Gestão da Informação, para Professores dos Ensinos Básico e Secundário, profissionalizados, que à data de candidatura no curso tivessem pelo menos cinco anos de serviço docente.

Progressão na carreira

A especialização em Comunicação Educacional confere o reconhecimento de progressão na carreira docente no grupo de recrutamento 550.

Estatuto profissional

Número de horas acreditadas pelo CCPFC/CFE para progressão em carreira: 250 horas

Formação Especializada para o Ensino de Informática (código 550), para professores dos ensinos básico e secundário, profissionalizados e com 5 anos de serviço docente, à data de candidatura no curso.

Progressão em Carreira de Professores do Grupo 550, conforme o artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores.

UC – Anual           CH  ECTS

Modelos Híbridos de Aprendizagem Ativa Mediada por Tecnologias

 14 T | 10 TP | 8 OT 4

Processo Educativo: Pedagogias Inovadoras

 12 T | 10 TP | 6 OT 3

Aprender com Dispositivos Móveis — Cenários de Inovadores de Aprendizagem

 20 TP | 20 PL | 10 OT 7

Seminário de Didática de Informática

 40 S 7
Sistemas Informáticos  20 TP | 20 PL | 10 OT 7
Ferramentas Colaborativas em Educação  20 T | 20 TP | 10 OT 7

Multimédia em Contexto Educativo

 20 TP | 20 PL | 10 OT 7
Projeto de Intervenção em Educação  20 PL | 20 TC | 10 OT 8

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, E- Estágios, S- Seminários, TC- Trabalho de Campo, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, numa das seguintes áreas: Formação de Professores, Ciências da Educação ou Ciências Sociais e Humanas.

O Conselho Científico poderá aceitar a admissão à candidatura de detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistema Híbridos de Aprendizagem, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 50 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Tecnologias de Informação e Comunicação: Ecossistema Híbridos de Aprendizagem conferirá as competências necessárias para criar condições para que os professores adquiram um conjunto de elementos teóricos e práticos que lhes permitam:

  • Desenvolver projetos em linha com os desafios do séc. XXI, tendo em conta os recursos disponíveis, os interesses e necessidades dos contextos, das escolas, das comunidades e das pessoas que as constituem;
  • Desenvolver competências de organização, gestão e avaliação de atividades contextualizadas e inclusivas no ensino básico com recurso às tecnologias;
  • Desenvolver competências no domínio das perspetivas didáticas do recurso aos dispositivos móveis;
  • Planear, desenvolver e mobilizar criticamente novas metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem com recursos educativos mediatizados, tendo em vista critérios de acessibilidade que contribuam para a inclusão social.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!