Objetivos

Consciente da necessidade específica de formação nesta área de intervenção, procuramos com esta pós-graduação assegurar o conhecimento científico, técnico, humano e cultural necessário à prestação de cuidados, habilitando os profissionais a prestar cuidados especializados ao doente em situação de doença prolongada, incurável, progressiva e em fim de vida, proporcionando qualidade de vida a si e às suas famílias.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Margarida Ferreira

Coordenadora

Ana Ribas e Bruno Alves

Coordenação Científica-Pedagógica

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

Duração: 8 meses

A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere que os cuidados paliativos e continuados deverão constituir uma prioridade das políticas de saúdes, devido ao forte impacto social das doenças prolongadas e dos problemas do fim de vida, constituindo-se como uma necessidade em termos de saúde pública. Requerem, por conseguinte, uma organização própria e abordagem específica, prestada por equipas técnicas preparadas para o efeito.

A pós-graduação em Cuidados Paliativos e Continuados procura enquadrar a intervenção desenvolvida pelos profissionais de saúde no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Pós-graduação dupla

Esta pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Cuidados de Saúde Primários e Intervenção Comunitária, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Área de estudo

Ciências da Saúde

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados poderão desempenhar funções em unidades de cuidados continuados e paliativos, em Hospitais Gerais e Especializados Públicos e Privados, Centros de Saúde, Clínicas privadas, em Centros de Cuidados Domiciliários, entre outras.

UC – Anual           CH  ECTS

Sistemas e políticas de saúde

 30 T 3

Liderança e gestão de equipas

 20 T 2

Investigação e métodos estatísticos

 30 T 3

Direito em saúde e ética nos cuidados

 20 T 2
Comunicação e relação de ajuda  20 T 2
Governação clínica  20 T 2

Seminário I: Emprededorismo e sustentabilidade em saúde

30 S 3

Princípios e filosofia dos cuidados paliativos e continuados

 20 T 2

Realidade epidemiológica dos cuidados paliativos e continuados

 50 T 5

Controlo de sintomas nos cuidados paliativos e continuados

 20 T 2

Cuidar no final de vida

 30 T 3

Seminário II: Gestão estratégica e qualidade em cuidados paliativos e continuados

 30 S 3

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, E- Estágios, S- Seminários, TC- Trabalho de Campo, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Requisitos de acesso

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior na área da saúde.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no respetivo Edital, baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de candidatura.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos e Continuados, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados Paliativos e Continuados conferirá as competências necessárias para a prestação de cuidados especializados ao doente em situação de doença prolongada e incurável, promovendo a sua qualidade de vida, e intervindo numa perspetiva biopsicossocial, que também contempla o apoio dos seus cuidadores informais e famílias. Privilegia o conhecimento especializado e intervenção autónoma e qualificada, entre outras competências no âmbito da formação, investigação, supervisão, e orientação de outros profissionais.

  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!