Objetivos

A Pós-graduação em Cuidados de Saúde Primários e Intervenção Comunitária procura contribuir para o desenvolvimento de competências específicas e conquista de autonomia, baseada na formação e educação profissional contínua e melhoramento da qualidade da prática profissional.

Esta pós-graduação é orientada para as questões práticas da gestão e organização dos cuidados de saúde primários e comunitários, é enriquecida com um ciclo de seminários temáticos atuais, dirigidos por profissionais de excelência, que permitirão uma análise profunda da realidade e incutirão uma maior dinâmica no processo reflexivo coletivo, sobre os desafios e os novos paradigmas no contexto dos cuidados de saúde primários e comunitários.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Maria Ferreira

Coordenadora

Ana Ribas e Bruno Alves

Coordenação Científica-Pedagógico

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

Duração: 8 meses

Os cuidados de saúde primários atravessam um momento restruturação, crescimento e afirmação enquanto pilar de base dos cuidados de saúde em Portugal.

Conscientes dos novos desafios emergentes relacionados com as reformas em implementação nesta área, importa apostar numa formação diferenciada e mais especializada dos profissionais de saúde no âmbito da intervenção comunitária e dos cuidados de saúde primários.

Pós-graduação dupla

Esta pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Área de estudo

Ciências da Saúde

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Cuidados de Saúde Primários e Comunitários poderão desempenhar funções em unidades e serviços de cuidados primários e comunitários; autarquias, juntas de freguesias, escolas e outras entidades no domínio da saúde pública.

UC – Anual           CH  ECTS

Sistemas e políticas de saúde

 30 T 3

Liderança e gestão de equipas

 20 T 2

Investigação e métodos estatísticos

 30 T 3

Direito em saúde e ética nos cuidados

 20 T 2
Comunicação e relação de ajuda  20 T 2
Governação clínica  20 T 2

Seminário I: Emprededorismo e sustentabilidade em saúde

30 S 3

Enfermagem comunitária e saúde pública

 30 T 3

Planeamento em saúde

 30 T 3

Determinante sociais e da saúde

 10 T | 10 TP 2

Cuidados de saúde primários: Promoção da literacia e autocuidado

 40 T 4

Seminário II: Gestão estratégica e qualidade em cuidados de saúde primários e intervenção comunitária

 30 S 3

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, E- Estágios, S- Seminários, TC- Trabalho de Campo, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Requisitos de acesso

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior na área da saúde.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no respetivo Edital, baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de candidatura.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados de Saúde Primários e Comunitários, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Intervenção em Cuidados de Saúde Primários e Comunitários conferirá as competências necessárias para melhor intervir no contexto da saúde pública, quer na prestação de cuidados, como na gestão e coordenação de projectos na vertente dos cuidados de saúde primários e comunitários bem como na formação, investigação, supervisão, e orientação de outros profissionais.

  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!