Objetivos

Os Recursos Humanos deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objetivos das organizações, para passarem a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições.

Considerando o potencial humano e as competências como base na gestão de pessoas e organizações, torna-se importante reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas. A gestão estratégica de Recursos Humanos integra a noção da partilha de experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para uma vasta variedade de problemas.

Gerir pessoas vai para além do controlo de procedimentos e rotinas; implica o envolvimento de todos os elementos da organização e um investimento na criatividade e inovação como fatores de qualidade e diferenciação.

Esta Pós-Graduação proporciona uma exploração teórica e prática de conceitos, princípios e técnicas fundamentais de gestão estratégica de recursos humanos.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordenadora

Bruno Alves

Coordenador

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

  • Duração: 8 meses
  • Créditos: 32 Créditos ECTS

A pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos está direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime à distância.

Pós-graduação dupla

Esta pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a pós-graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social ou a pós-graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Área de estudo

Gestão e Administração

Regras de avaliação

A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.

A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.

Perfil de saída

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como gestor de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

UC – Anual CH  ECTS
 Direito do Trabalho e da Segurança Social  20 T  2
 Fundamentos do Comportamento Organizacional  20 T  2
 Gestão das Competências e Formação Profissional  20 T  2
 Gestão Estratégica de Carreiras e Compensações  20 T  2
 Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Estrutura e Função  30 T  3
 Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Recrutamento, Seleção e Integração  20 T 2
 Gestão Estratégica e Marketing de Serviços  20 T  2
 Investigação e Métodos Estatísticos  30 T 3
 Liderança e Gestão de Equipas  20 T  2
 Princípios de Administração e Gestão das Organizações  20 T  2
 Saúde Ocupacional  20 T  2
 Seminários I: Gestão Estratégica, Comunicação e Ética Organizacional  40 S  4
 Seminários II: Gestão Estratégica de Pessoas e Serviços  20 S  2
 Tecnologias e Sistemas de Informação  20 T  2

Legenda: T- Teórica, SE- Seminário/Estágio, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, ciências sociais e humanas, gestão, ou outras.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a gerir e coordenar recursos humanos; otimizar e racionalizar os recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas.

  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais.

RAZÕES PARA ESTUDAR GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como gestor de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!