Objetivos

Os Recursos Humanos deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objetivos das organizações, para passarem a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições.

Considerando o potencial humano e as competências como base na gestão de pessoas e organizações, torna-se importante reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas. A gestão estratégica de Recursos Humanos integra a noção da partilha de experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para uma vasta variedade de problemas.

Gerir pessoas vai para além do controlo de procedimentos e rotinas; implica o envolvimento de todos os elementos da organização e um investimento na criatividade e inovação como fatores de qualidade e diferenciação.

Esta Pós-Graduação proporciona uma exploração teórica e prática de conceitos, princípios e técnicas fundamentais de gestão estratégica de recursos humanos.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordenadora
Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos
scientist-512

Bruno Alves

Coordenador
Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos
UC – Anual CH  ECTS
 Direito do Trabalho e da Segurança Social  20 T  2
 Fundamentos do Comportamento Organizacional  20 T  2
 Gestão das Competências e Formação Profissional  20 T  2
 Gestão Estratégica de Carreiras e Compensações  20 T  2
 Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Estrutura e Função  20 T  3
 Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Recrutamento, Seleção e Integração  20 T 2
 Gestão Estratégica e Marketing de Serviços  20 T  2
 Investigação e Métodos Estatísticos  30 T 3
 Liderança e Gestão de Equipas  20 T  2
 Princípios de Administração e Gestão das Organizações  20 T  2
 Saúde Ocupacional  20 T  2
 Seminários I: Gestão Estratégica, Comunicação e Ética Organizacional  40 S  4
 Seminários II: Gestão Estratégica de Pessoas e Serviços  20 S  2
 Tecnologias e Sistemas de Informação  20 T  2

Legenda: T- Teórica, SE- Seminário/Estágio, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

A pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos está direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime à distância.

 

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, ciências sociais e humanas, gestão, ou outras.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 31 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a gerir e coordenar recursos humanos; otimizar e racionalizar os recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas.

Perfil de saída

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como gestor de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

8 meses • 31 Créditos ECTS

 

Área de estudo

Gestão e Administração

 

Regras de avaliação

A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.

A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.

RAZÕES PARA ESTUDAR GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como gestor de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!