Piaget associa-se à celebração do Dia Internacional da Matemática

Piaget associa-se à celebração do Dia Internacional da Matemática

Se março é chamado o mês da matemática, o dia 14 é oficialmente reconhecido como o Dia Internacional da Matemática. A proclamação data de novembro de 2019 e foi feita na 40ª Conferência Geral da UNESCO, oficializando o facto de em muitos países o dia 14 de março (3/14) já ser celebrado como o Dia do Pi (π) = 3,14…

Este ano, o tema internacional do dia 14 de março é “Brincando com a matemática” e também o Instituto Piaget se associa à efeméride com vários eventos concentrados ao longo do mês:

  • Dia 15 de março – O docente Hélder Pinto, que é também o gestor da Qualidade do nosso Campus de Vila Nova de Gaia e investigador do Insight, irá ao Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva fazer o Workshop “Matemática Recreativa: atividades ‘Fora da Caixa’”. O programa inclui 2 sessões: uma dirigida aos estudantes do 2º ciclo e do 7º ano; outra para os alunos dos cursos profissionais.
  • Dia 23 de março – A Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE) Jean Piaget de Vila Nova de Gaia organiza, a partir das 9h, o evento “Primeiros Encontros Pedagógicos – Matemática: o que fazer com ela?” com os convidados Pedro Palhares, da Universidade do Minho, e Andreia Hall, da Universidade de Aveiro. O evento é de acesso gratuito, mas com inscrição obrigatória. Quem pretender participar pode registar-se clicando AQUI.
  • Dia 7 de março – Chegou às livrarias o livro “Não fiques de fora de jogo na Matemática”, com a chancela da Federação Portuguesa de Futebol, e da autoria dos nossos docentes Hélder Pinto, Ângelo Silva, Celestino Magalhães e Alcina Figueiroa. O objetivo da obra é transportar o entusiasmo do futebol para uma disciplina que é, muitas vezes, considerada pouco atrativa. Assim, o livro oferece uma abordagem futebolística ao novo programa de Matemática do 6º ano de escolaridade, com dezenas de exercícios e respetivas soluções.