Objetivos

Os Recursos Humanos deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objectivos das organizações, para passarem a ser um factor diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições.

Considerando o potencial humano e as competências como base na gestão de pessoas e organizações, torna-se importante reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas.

A gestão estratégica de Recursos Humanos integra a noção da partilha de experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para uma vasta variedade de problemas. Gerir pessoas vai para além do controlo de procedimentos e rotinas, implica o envolvimento de todos os elementos da organização e um investimento na criatividade e inovação como factores de qualidade e diferenciação.

Esta Pós-Graduação proporciona uma exploração teórica e prática de conceitos, princípios e técnicas fundamentais de gestão estratégica de recursos humanos.

Disponível em

Almada

João Bogalho

Coordenador

ISEIT — Ensino Universitário em Almada

  • Duração: 2 semestres;
  • Créditos: 30 créditos ECTS;
  • Regime: e-learning (100% online);

As aulas são síncronas e é valorizada a presença nas mesmas, apesar da sua gravação para futura consulta e revisão.

Pós-graduação dupla

Esta pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a pós-graduação em Gestão de Serviços de Economia Social, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Área de estudo

Gestão de Recursos Humanos

Regras de avaliação

A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.

A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, a avaliação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano considera participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros.

Perfil de saída

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos poderão desempenhar funções de gestão de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não governamentais, associações e empresas.

UC – 1º Semestre   CH  ECTS
Mudança Organizacional  14 T | 6 TP 2
Tecnologias e Sistemas de Informação  14 T | 6 TP 2
Gestão Estratégica e Marketing de Serviços  14 T | 6 TP 2
Fundamentos do Comportamento Organizacional  14 T | 6 TP 2
Princípios de Administração e Gestão das Organizações  14 T | 6 TP 2
Princípios de Contabilidade e Controlo de Gestão  14 T | 6 TP 2
Gestão de Pessoas em Teletrabalho 20 T | 10 TP 3
UC – 2º Semestre CH  ECTS
Gestão Estratégica de Recursos Humanos  14 T | 6 TP 2
Gestão de Processos de Recrutamento, Seleção e Integração  14 T | 6 TP 2
Gestão das Competências e Avaliação de Desempenho 14 T | 6 TP 2
Direito do Trabalho e da Segurança Social  14 T | 6 TP 2
Sistema de Recompensas e Gestão de Carreiras  14 T | 6 TP 2
Gestão e Avaliação da Formação  14 T | 6 TP 2
Auditoria de Processos de Recursos Humanos  20 T | 10 TP 3

Legenda: T- Teórica, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, de qualquer área. Poderão ser admitidos candidatos que não possua este requisito no entanto o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional deve justificar a sua admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege as pós-graduações no Instituto Piaget e baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de matrícula das respectivas candidaturas.

Os candidatos que estiverem a frequentar o ensino superior e ainda não tiverem terminado a Licenciatura podem inscrever-se em regime de Unidades Curriculares Isoladas.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a direção, gestão e coordenação de recursos humanos; exercitar competências numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; desenvolver capacidades para integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas, entre outras, nomeadamente formação, investigação, supervisão, e orientação de outros profissionais.

Apoio

RAZÕES PARA ESTUDAR GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos poderão desempenhar funções de gestão de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não governamentais, associações e empresas.

Aulas síncronas e assíncronas: possibilidade de gravar as aulas para revisão posterior.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!