Objetivos

  • Apresentar a forma como a sociedade e as empresas utilizam as plataformas digitais na sua relação com os colaboradores e clientes/fornecedores;
  • Desenvolver o interesse pela inovação digital e ferramentas que podem ajudar durante o processo de inovação e desenvolvimento;
  • Apresentar e debater os principais desafios que se colocam à humanidade no domínio da transição digital;
  • Facultar uma visão holística e alargada das tecnologias e sistemas que permitem o desenvolvimento e a manutenção de repositórios de informação, suportados por sistemas de informação não relacionais e distribuídos, que lidem com tolerâncias a falhas e grandes volumes de dados.

Disponível em

Viseu

António Brito

Coordenador

Celiana de Azevedo

Coordenadora

Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares em Viseu

  • Duração: 7 meses
  • Créditos: 45 ECTS
  • Regime: E-learning (100% online)

A transformação digital é um processo de mudança de mentalidade nas empresas que passam a utilizar a tecnologia para cumprir o objetivo de se tornarem mais competitivas e modernas, melhorarem o seu desempenho, aumentarem o alcance de mercado e ampliarem os avanços tecnológicos que impactam pessoas de todo o mundo.

O futuro das empresas, organizações depende de programas personalizados para responder aos desafios da competitividade, da transição digital e do desenvolvimento global. Conceitos de Transformação Digital, Big Data, Plataformas Digitais e Crowdsourcing, Cloud Computing, Design Thinking, entre outros, são fundamentais para corresponder aos atuais desafios da sociedade.

Este curso pós-graduado contempla as principais competências digitais e de negócio e transmite competências aos estudantes sobre onde investir para tirar partido da revolução tecnológica, seja para aumentar a eficiência e produtividade, reduzir custos ou criar novos negócios, através de exemplos práticos, em particular casos de estudo de empresas.

Destinatários

A Pós-graduação destina-se a profissionais que pretendam aprofundar e aperfeiçoar as suas competências de gestão de projetos de transformação do negócio sustentados em novos modelos de digitalização e sistemas de informação.

Entre os destinatários destacam-se:

  • Consultores;
  • Gestores;
  • Quadros Superiores da Administração Pública;
  • Técnicos Superiores de Tecnologias de Informação e Comunicação;
  • Técnicos Superiores de Organizações de Media Digital.
UC – Anual           CH  ECTS
Introdução à Transformação Digital 16 T; 10 TP; 4 OT 5
Ligações — Tecnologia móvel, Cloud Computing e Internet das Coisas 26 TP; 20 PL; 4 OT 7
Informação — Big Data, Partilha de informação e Dados abertos 26 TP; 20 PL; 4 OT 7
Interacções — Redes sociais, Comunidades Online, Plataformas Digitais e Crowdsourcing 26 TP; 20 PL; 4 OT 7
Análise — Inteligência Artificial, Algoritmos e Business Analytics 10 T; 26 TP; 4 OT 6
Implicações Sociais e Éticas — Vigilância Digital e Privacidade, Cibersegurança e Cibercrime 20 T; 16 TP; 4 OT 6
Projeto Final — Contextos e Prática 40 S 7

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Requisitos de acesso

Detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal.

Nota: Experiência comprovada na área das tecnologias de informação.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-graduação em Transformação Digital., o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 45 créditos ECTS obrigatórios.

No final do curso, o estudante terá as seguintes competências:

  • Saber identificar as principais competências digitais a considerar na transformação digital de uma organização;
  • Perceber como tirar partido das novas tecnologias para transformar as organizações, tendo como objetivo aumentar as vendas, reduzir custos, ou criar novos negócios;
  • Conseguir analisar o papel que a experiência do cliente, a gestão de operações digitais e o modelo de negócio têm na transformação digital de uma organização.

O curso de Pós-graduação é lecionado por um corpo de especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional.

António BritoAntónio Brito é um responsável digital qualificado e com vasta experiência nas indústrias farmacêutica e de consumo. Com sólida experiência na área de fornecimento de soluções digitais para atender aos requisitos de negócios, contribuiu de uma forma decisiva para o desenvolvimento de projetos tecnológicos e liderou iniciativas importantes, incluindo vários projetos de transformação digital.

Possui um certificado de Digital Transformation Facilitator da ESCP Europe e um master em Marketing Digital da Universidad Antonio de Nebrija. Para além disso, possui várias certificações, incluindo Business Relationship Management Professional, Managing Successful Programs e ITIL Foundation. Através desta experiência é reconhecido como líder no setor digital, onde impulsiona a inovação e a transformação digital para alcançar resultados de negócios.


Glauber Beranger Glauber Beranger é licenciado em Tecnologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo (Brasil). Possui um MBA em eBusiness pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica no Brasil. Tem uma certificação em Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, possuindo também uma certificação em Advanced Negotiating Skills pela Business School e Executive Education em Customer Relationship Management for Strategic Sales pela Fundação Getúlio Vargas, no Brasil.

Tem experiência de 30 anos a trabalhar em empresas multinacionais, dos quais 20 dedicados à indústria farmacêutica.


George GouveiaGeorge Philip Gouveia é licenciado em Administração de Empresas. Tem experiência relevante em planeamento estratégico, gestão de portfólios, programas e projetos de TI, incluindo criação de departamentos, nomeadamente na área de Digital e Data & Analytics.

Diretor executivo com capacidade demonstrada para influenciar e trabalhar de forma eficaz em diferentes níveis organizacionais e áreas funcionais e com experiência internacional em vários setores, designadamente na indústria, telecomunicações, banca, seguros, comércio e setor público.

 


Celiana Azevedo é doutora e mestre em Ciências da Comunicação – Estudo dos Media e do Jornalismo – pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL-FCSH). É licenciada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Tocantins com equivalência pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Atualmente, é professora adjunta convidada do Instituto Politécnico de Setúbal, investigadora integrada do Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA) e membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)

 


Luísa AmorinLuísa Amorim é licenciada em Ciências da Comunicação e especializada em Jornalismo, sendo também mestre em Multimédia. Natural do Porto, adora escrever e trabalhar na qualidade de freelancer como Copywriter e Content Writer. É a viajar que melhor se sente. Em dois anos, trabalhou em três empresas. Passou por agências de marketing e por gabinetes de comunicação de faculdades. Escreve a tempo inteiro, em português e inglês, para clientes e empresas em todo o mundo.

Atualmente, trabalha remotamente para marcas e empresas como a Adidas, KAYAK, Trivago Magazine, Bodum, Reebok e Pestana Golf & Resorts. Foi nos seus workshops de Copywriting e Content Writing que voltou a apaixonar-se pela escrita — e pela missão de ajudar outras pessoas a seguirem o mesmo caminho. Adicionalmente, trabalha como Copywriter na Bliss Aplications

 


Ana Cristina MarquesAna Cristina Marques é doutorada em Sociologia e mestre em Ciências Sociais, área de especialização “Família e Sociedade”, pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Trabalhou como docente e investigadora em Portugal, no Reino Unido e na região do Curdistão (Iraque).

Atualmente, é supervisora convidada na School of Management and Economics, University of Kurdistan Hewlêr. É também coordenadora de investigação do projeto “Conditions of Women in Iraq”, realizado no CFRI (Centre Française de Recherches sur l’Irak).

 


Rogério BravoRogério Bravo é licenciado em Direito, pós-graduado em Guerra de Informação, pela Academia Militar, e pós-graduado no mestrado em Ciências Jurídico-Processuais. Tem o Curso de Especialização com reconhecimento académico em “Competitive Intelligence”, pelo Instituto Superior Ciências Políticas e Sociais da Universidade Técnica de Lisboa, e o Curso Avançado em “Operações Centradas em Rede: da Superioridade de Informação aos Novos Modelos de Decisão”, pela Competitive Intelligence and Information Warfare Association.

Detém o título formal de Professor Especialista em Direito, prestando atualmente assessoria à Direção da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária.


Isabel SilvaIsabel Silva é licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia Clínica – Psicologia Familiar e Intervenção Familiar, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Desde 2018, é coordenadora da licenciatura em Psicologia e professora auxiliar no Instituto Piaget (ISEIT de Viseu), em áreas como a Psicologia Comunitária e a Intervenção Psicossocial. É também membro integrado da Unidade de Investigação RECI – Research in Education and Community Intervention.

Parceiros

Associação Empresarial da Região de Viseu
PROEF
Grupo Visabeira

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!