Objetivos

Os Recursos Humanos deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objetivos das organizações, para passarem a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições. Considerando o potencial humano e as competências como base na gestão de pessoas e organizações, torna-se importante reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas.

Em paralelo, a administração e gestão de unidades de saúde exige formação diferenciada para profissionais do sector da saúde, de modo a consolidar um quadro de referência conceptual e metodológico que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos de gestão e administração, no contexto das organizações da saúde. Em particular, pretende-se:

  • Conferir conhecimentos, aptidões e competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação, integração e gestão de grupos de trabalho pluridisciplinares e de administração e gestão de unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos.
  • A partir do potencial humano e das competências como base na gestão de pessoas e organizações, reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas, através da integração da noção da partilha de experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para uma vasta variedade de problemas. Gerir pessoas vai para além do controlo de procedimentos e rotinas; implica o envolvimento de todos os elementos da organização e um investimento na criatividade e inovação como fatores de qualidade e diferenciação.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordenadora

Bruno Alves

Coordenador

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

A pós-graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde e Gestão de Recursos Humanos está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget / Vila Nova de Gaia e é direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.

A ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia alarga, assim, a sua oferta formativa de pós-graduações para profissionais de saúde e de áreas afins, tornando possível a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente.

As pós-graduações são frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

Área de estudo

  • Gestão e Administração

Saídas profissionais

Ao realizar ambas as Pós-Graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades de saúde públicas e privadas, empresas públicas ou privadas, órgãos de administração central e local, assim como na área da gestão de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

UC – Anual           CH  ECTS

Fundamentos do Comportamento Organizacional

 20 T 2

Gestão Estratégica e Marketing de Serviços

 20 T 2

Investigação e Métodos Estatísticos

 30 T 3

Liderança e Gestão de Equipas

20 T 2

Princípios de Administração e Gestão das Organizações

 20 T 2

Seminários I: Gestão Estratégica, Comunicação e Ética Organizacional

 40 S 4

Tecnologias e Sistemas de Informação

 20 T 2

Ramo: Gestão de Recursos Humanos

Direito do Trabalho e da Segurança Social

 20 T 2

Gestão das Competências e Formação Profissional

 20 T 2

Gestão Estratégica de Carreiras e Compensações

 20 T 2

Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Estrutura e Função

 30 T 3

Gestão Estratégica de Recursos Humanos – Recrutamento, Seleção e Integração

 20 T 2

Saúde Ocupacional

 20 T 2

Seminários II: Gestão Estratégica de Pessoas e Serviços

 20 S 2

Ramo: Administração e Gestão das Unidades de Saúde

Economia da Saúde e Finanças

 20 T 2

Gestão da Qualidade em Saúde

 20 T 2

Governação Clínica

 20 T 2

Logística em Unidades de Saúde

 20 T 2

Planeamento e Gestão de Projetos

16 T | 4 TP 2

Seminários II: Gestão de Recursos Humanos, Contratualização e Direito em Saúde

 40 S 4

Sistemas e Políticas de Saúde

 20 T 2

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso nas pós-graduações pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde ou das áreas da Gestão, Economia ou Direito.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde

Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 33 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde conferirá as competências necessárias para integrar e articular grupos de trabalho pluridisciplinares; administrar e gerir unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto no sistema de saúde; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma perspetiva integrada da realidade interna e do contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde; estimular a formação, investigação, supervisão/orientação de outros profissionais neste âmbito.

Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios. A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a direção, gestão e coordenação de recursos humanos; exercitar competências numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; desenvolver capacidades para integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas, entre outras, nomeadamente formação, investigação, supervisão, e orientação de outros profissionais.

  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!