Objetivos

A Pós-graduação em Administração e Gestão de Serviços Sociais pretende dotar profissionais da área das ciências sociais com competências especificas em administração e gestão, através da adaptação de conceitos e instrumentos de análise próprios da economia e gestão aos serviços de economia social.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

José Manuel Barbosa Teixeira

Coordenador

Ana Ribas e Bruno Alves

Coordenação Cientifica

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

Duração: 8 meses

A aquisição de competências para assumir funções de responsabilidade na gestão e administração de organizações de economia social reveste-se de especificidades próprias que justificam que sejam tratadas de forma autónoma relativamente à formação geral em gestão. Neste sentido, entende-se de grande pertinência a criação de uma pós-graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social.

Esta Pós-graduação possui uma componente académica de qualidade que integra um programa robusto, complementado por um ciclo de seminários temáticos atuais, que permite uma análise profunda da realidade particular que torna o Sector da Economia Social único.

Pós-graduação dupla

Esta pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Área de estudo

Gestão e Administração

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de  Economia Social poderão desempenhar funções como administradores ou Gestores de unidades, serviços, organizações de economia social e autarquias.

UC – Anual           CH  ECTS

 Liderança e gestão de equipas

 20 T 2

Tecnologias de informação

 20 T 2

Gestão estratégicas e marketing de serviços

 20 T 2

Fundamentos do comportamento organizacional

 20 T 2
Princípios da administração e gestão das organizações  20 T 2
Investigação e métodos estatísticos  20 T 3

Seminários I: Gestão estratégica, comunicação e ética organizacional

 40 S 4

Organização e enquadramento jurídico de instituições e associações de economia social

 30 T 3

Economia e sustentabilidade em serviços de economia social

 30 T 3

Procedimentos e gestão de voluntariado

 20 T 2

Elaboração e avaliação de projectos sociais e empreendedorismos social

 20 T | 10 TP 3

Inovação e gestão de qualidade em serviços de economia social

 20 T 2

Seminários II: Empreendedorismo e Sustentabilidade em Organizações de Economia Social

 20 S 2

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, E- Estágios, S- Seminários, TC- Trabalho de Campo, UC- Unidade Curricular, CH- Carga Horária, ECTS- Créditos ECTS

Requisitos de acesso

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior na área da saúde, ciências sociais e humanas, gestão ou outras.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no respetivo Edital, baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de candidatura.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de  Economia Social confere as competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação e de integração de grupos de trabalho pluridisciplinares; exercitar competências numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto; desenvolver capacidades para integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto da economia social em geral, e o seu enquadramento no serviço social português, em particular

  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!