Objetivos

A gestão dos serviços economia social reveste-se de especificidades próprias que justificam uma abordagem autónoma relativamente à formação geral em administração e gestão. Neste sentido, a pós-graduação em Gestão de Serviços de Economia Social visa dotar os profissionais de uma formação abrangente e diferenciada nas áreas da gestão e administração, adaptando os fundamentos teóricos, os instrumentos de análise, decisão económica e da gestão aos serviços de economia social.

Esta Pós-graduação possui uma componente académica que, em termos curriculares, integra um programa diversificado e robusto, que permitirá uma análise profunda da realidade particular que torna o Sector da Economia Social único.

Disponível em

Almada

Professora Margarida Tribuna - Instituto Piaget de Almada

Margarida Tribuna

Coordenadora
Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social
UC – 1º Semestre   CH  ECTS
Mudança Organizacional  15 T | 5 TP 2
Tecnologias e Sistemas de Informação  20 TP 2
Gestão Estratégica e Marketing de Serviços  15 T | 5 TP 2
Fundamentos do Comportamento Organizacional  20 T 2
Princípios de Administração e Gestão das Organizações  20 T 2
Princípios de Contabilidade e Controlo de Gestão  20 T 2
Gestão Financeira e Análise de Projetos 15 T | 15 TP 3
UC – 2º Semestre   CH  ECTS
Organização e enquadramento jurídico dos Serviços de Economia Social  10 T | 10 TP 2
Economia e sustentabilidade em serviços de Economia Social  20 T 2
Procedimentos e gestão de voluntariado  20 T 2
Avaliação de projectos sociais e empreendedorismo social  20 T | 10 TP 3
Gestão de Qualidade em Serviços de Economia Social  20 T 2
Projeto Final/Seminário  10 T | 24 TP | 6 S 4

Legenda: T- Teórica, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, de qualquer área. Poderão ser admitidos candidatos que não possua este requisito no entanto o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional deve justificar a sua admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege as pós-graduações no Instituto Piaget e baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de matrícula das respectivas candidaturas.

Os candidatos que estiverem a frequentar o ensino superior e ainda não tiverem terminado a Licenciatura podem inscrever-se em regime de Unidades Curriculares Isoladas.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios. A Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social conferirá as competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação e de integração de grupos de trabalho pluridisciplinares; administrar e gerir serviços de Economia Social numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto nos serviços de Economia Social; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma perspetiva integrada da realidade interna e do contexto da economia social portuguesa; estimular a formação, investigação, supervisão/orientação de outros profissionais neste âmbito.

Perfil de saída

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social poderão desempenhar funções como: Administradores ou Gestores de unidades, serviços, organizações de economia social e autarquias.

ISEIT — Ensino Universitário em Almada

2 semestres • 30 Créditos ECTS

 

Área de estudo

Gestão

 

Regras de avaliação

A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.

A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.

RAZÕES PARA ESTUDAR GESTÃO DE SERVIÇOS DE ECONOMIA SOCIAL

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Economia Social poderão desempenhar funções como: Administradores ou Gestores de unidades, serviços, organizações de economia social e autarquias.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!