Horário Pós-laboral: de quarta a sexta-feira das 18h às 23h
Escola Superior de Educação Jean Piaget em Almada
Duração: 6 meses (regime de b-learning)
O curso está orientado para o desenvolvimento de competências de gestão e liderança no exercício de funções de direção em agrupamentos, jardins-de-infância e escolas dos ensinos básico e secundário, públicas ou particulares.
Área de estudo
- Gestão e Administração
Saídas profissionais
Este curso possibilita o acesso a posições de direção e gestão de agrupamentos, jardins-de-infância e escolas dos ensinos básico e secundário, públicas ou particulares.
UC – 1.º Semestre | CH | ECTS |
Política e Administração Educacional |
20 T | 6 TP | 5 |
Organização e Gestão Escolar |
20 T | 4 TP | 6 |
Gestão Financeira da Escola |
28 T | 12 TP | 5 |
Avaliação de Escolas |
22 T | 10 TP | 6 |
Planeamento e Gestão de Projetos em Educação |
28 T | 12 TP | 5 |
Gestão de Recursos Humanos e Avaliação do Desempenho |
28 T | 10 TP | 6 |
Projeto de Intervenção |
20 T | 10 TP | 20 OT | 7 |
Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, SE- Seminários /Estágios, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS
Requisitos de acesso
O curso destina-se a candidatos habilitados com o diploma profissional de educador de infância, de professor do ensino básico ou de professor do ensino secundário, com ou sem experiência no exercício de funções de direção escolar.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 40 créditos ECTS obrigatórios.
A Pós-Graduação em Gestão e Administração Escolar conferirá as competências necessárias para:
- analisar de forma crítica o processo educativo, a organização escolar e a função de direção escolar;
- dominar técnicas e instrumentos da gestão escolar (planeamento, gestão de recursos, organização pedagógica e avaliação);
- avaliar a eficácia das aprendizagens, visando o sucesso educativo.
“A minha experiência na pós-graduação de Gestão e Administração Escolar em regime b-learning no Instituto Piaget foi extremamente enriquecedora e gratificante. Desde o início, fui acolhida por uma equipa de profissionais dedicados e qualificados, que se mostraram sempre disponíveis para ajudar e orientar. O regime b-learning permitiu-me conciliar a vida profissional e pessoal com os estudos, proporcionando uma flexibilidade que é essencial nos dias de hoje.
Os módulos abordados ao longo do curso foram muito pertinentes e atualizados, cobrindo uma vasta gama de temas relevantes para a gestão e administração escolar. As aulas presenciais complementaram a formação online, permitindo um contacto direto com os professores e colegas, o que enriqueceu ainda mais a troca de conhecimentos e experiências.
Recomendo a pós-graduação a todos os que desejam aprofundar os seus conhecimentos e competências nesta área. Sem dúvida, foi uma experiência transformadora que me preparou melhor para os desafios da gestão escolar.”
— Alice Simões, estudante da PG em 2023/2024
“Frequentar este curso foi uma oportunidade verdadeiramente transformadora, mesmo tendo já experiência prévia em órgãos de gestão escolar. Uma das mais-valias é, sem dúvida, o foco concreto e relevante na realidade do dia-a-dia da gestão escolar, promovendo o desenvolvimento de competências de gestão e liderança mais fundamentadas, consolidadas e atualizadas, frequentemente pouco exploradas no nosso quotidiano.
A qualidade do ensino e o apoio contínuo dos docentes fizeram toda a diferença na minha experiência. Além de expandir os meus conhecimentos, o curso permitiu-me conhecer outros profissionais, proporcionando-me a descoberta de novas perspetivas.
O facto de a formação ser concentrada num semestre, embora intensivo, permite obter a habilitação necessária para a candidatura aos concursos para o cargo de diretor de escola, que normalmente ocorrem no segundo semestre.
Recomendo este curso a todos os que desejam elevar as suas competências de liderança e gestão escolar a um nível de qualidade superior.”
— Francisco Magro, estudante da PG em 2023/2024
“Num desafio, qualquer que ele seja, cabem muitas companhias. A primeira, ter vontade pessoal de atingir um objetivo, vencendo dificuldades várias, onde se misturam ansiedade, horários, cansaço físico ou imprevistos. A segunda, encontrar o rumo e as pessoas certas. Ter essa sorte, que tive, tanto ao nível dos colegas, como dos formadores, depositada no incentivo, num olhar ou numa palavra que acontece no tempo certo. É essa força, bem doseada, que encontrei no Instituto Piaget. Foi, seguramente, um dos maiores incentivos que me levou a dedicar-me no limite das forças ao trabalho exigente, mas sempre envolvido no manto da empatia, da disponibilidade e do poder contar com todos os professores.
Depois, conseguir viajar por matérias desconhecidas, com receios e dúvidas, mas com a sensação de estar a abrir novos horizontes pessoais e profissionais, numa espécie de hábito salutar de nunca ficar presa apenas ao que já aprendemos ou sabemos.
Agora, cá estou, a dirigir um Agrupamento, o melhor reconhecimento para o meu percurso pessoal e profissional, um desafio imenso a que procuro dar resposta com aquilo que fui construindo, afinando o que sou e aprendi, sem deslumbramentos, apenas com a consciência diária do dever cumprido.
Agradecer a todos! Sem essa riqueza humana e de saberes adquiridos não seria o que sou hoje e nunca teria aqui chegado.”
— Anélia Gurova, estudante da PG em 2022/2023
“(…) Tinha como objetivos a concretização do curso, aprender ao máximo com os professores, mas também, com a partilha de alguns colegas que tinham uma enorme experiência em trabalho realizado em direções (…) a turma que era composta por elementos excecionais, com experiência que partilharam em debates, em apresentações de trabalhos em grupo ou individuais (…); os professores, que muito nos ensinaram, que nos puseram a pensar a Educação, a vê-la do ponto de vista da Gestão, muito profissionais, disponíveis para nos ajudar, na realização de trabalhos práticos (…); o projeto de intervenção que na minha opinião, tudo o que “bebemos” e aprendemos deste curso convergiu para o projeto, e foi o culminar de todo o trabalho feito (…); os temas que nos fizeram pensar, debater, aprofundar, refletir com base em vários documentos (legislação, artigos, teses,…) relacionando-os com os temas e as próprias unidades curriculares; as dificuldades que a certo ponto sentimos, com os trabalhos que nos eram pedidos, porque assim era a estrutura da Pós-Graduação, e a conciliação que tínhamos de fazer com a nossa vida profissional.
Ninguém ficou para trás. Testámos a nossa resiliência e tirámos provas de que tudo é possível e tudo conseguimos.”
— Gil Torcato, estudante da PG em 2022/2023
“Quando me inscrevi na pós-graduação nunca imaginei o impacto profundo que iria ter na minha visão sobre educação e liderança, nem nunca pensei em colocar em prática tudo o que aprendi nas aulas tão rápido, pois passado um ano estava a ser convidada para coordenar uma escola de 1.º ciclo, do ensino básico. (…)
Esta experiência mudou completamente a minha perspetiva sobre gestão escolar. Percebi que não se trata apenas de administrar recursos ou supervisionar o currículo, mas de criar um ambiente onde cada indivíduo – seja aluno, professor ou funcionário – se sinta valorizado e capacitado para alcançar o seu potencial máximo.
Em relação à pós-graduação e como professora há mais de 20 anos, acreditava compreender os desafios do sistema educacional, mas esta PG abriu-me os olhos para uma perspetiva completamente nova.
Adquiri não apenas conhecimentos técnicos, mas uma profunda apreciação pelo poder transformador de uma liderança educacional eficaz e compassiva. Aprendi que, com visão, dedicação e um verdadeiro espírito de colaboração, é possível superar desafios aparentemente insuperáveis e criar um ambiente educacional verdadeiramente inspirador. (…)
Ao concluir a PG, senti-me não apenas mais capacitada tecnicamente, mas também mais consciente do meu papel como agente de mudança na educação. Esta PG não apenas aperfeiçoou as minhas habilidades de gestão, mas também reacendeu a minha paixão pela educação e pelo seu poder transformador.
Hoje, como coordenadora de uma escola, vejo o resultado de toda a aprendizagem em cada decisão que tomo, em cada projeto que implemento e em cada interação com alunos, professores, pais e assistentes operacionais.”
— Ana Filipe, estudante da PG em 2021/2022