ERASMUS+ é um Programa Europeu nos domínios da Educação, Formação e Juventude que, entre outras medidas, possibilita aos estudantes de Ensino Superior a realização de Estudos ou Estágios no estrangeiro, através da atribuição de uma bolsa de apoio à mobilidade. Os estudantes ERASMUS+ podem passar um período de até 12 meses (aplica-se duração mínima, em função do tipo de mobilidade) numa Instituição de outro país, vendo reconhecida, pela sua própria Instituição, a equivalência às unidades curriculares ou estágio realizados.

Objetivos

Contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida e das possibilidades por ela conferidas:

  • Reforçar a realização pessoal, a coesão social, a cidadania activa e a cidadania europeia;
  • Promover a criatividade, a competitividade e a empregabilidade;
  • Aumentar a participação na aprendizagem ao longo da vida;
  • Promover a aprendizagem e a diversidade linguística;
  • Explorar os resultados, os produtos e os processos inovadores.

Apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avançado no processo de inovação a nível Europeu.

O Programa no Instituto

O Instituto Piaget detém a Carta Universitária Erasmus (EUC) desde 2004 e a Carta Universitária Erasmus Alargada (EUC Extended) desde 2007, tendo efectuado as primeiras Acções de Mobilidade em 2006 e, desde então, tem vindo a expandir, tanto em número e natureza dos participantes como em parcerias estabelecidas, e a acumular experiências enriquecedoras testemunhadas pelos Estudantes, Docentes e Pessoal Técnico que têm tido a possibilidade de realizar intercâmbio na nossa Instituição (incoming) ou vivenciar essa mesma experiência num país de acolhimento (outgoing).

Mobilidade

Mobilidade de Estudantes:

  • SMS – Realização de um período de Estudos
  • SMP – Realização de um período de Estágio

Mobilidade de Pessoal:

  • STA – Mobilidade de Pessoal Docente – Missões de Ensino
  • STT – Mobilidade de Pessoal Técnico – Formação Profissional

Estas acções ocorrem em intercâmbio entre o Instituto Piaget e as Instituições Superiores de Ensino (IES) estrangeiras com quem tem Acordos Bilaterais estabelecidos para as diferentes áreas científicas. Qual o valor da bolsa ERASMUS+?

O valor das bolsas é definido anualmente tendo em conta o tipo de mobilidade, o país de destino e a duração da mobilidade. Com base nestes critérios poderá solicitar junto do seu Gabinete ERASMUS+ informação complementar sobre o valor estimado da bolsa a que se pode candidatar, bem como sobre os procedimentos de candidatura.

Mobilidade ERASMUS+: onde fazer?

Todos países da União Europeia são potenciais acolhedores de estudantes ERASMUS+: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido, Suécia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, República Checa, Chipre, Malta, Roménia e Portugal (apenas estudantes provenientes de Instituições de Ensino Superior do estrangeiro poderão fazer a sua mobilidade em Portugal).

É igualmente possível realizar mobilidade ERASMUS+ na Antiga República Jugoslava da Macedónia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Turquia.

A escolha da Instituição de acolhimento da mobilidade e do país de destino poderá ainda depender de critérios adicionais, nomeadamente, a existência de acordo específico firmado com o I. Piaget (ver separador Acordos Bilaterais). Por conseguinte, aconselhamos sempre a um contacto informativo prévio com o seu Gabinete ERASMUS+ antes da decisão e planeamento da mobilidade.

Quem organiza e promove o Programa ERASMUS+?

A Comissão Europeia é responsável pela implementação do Programa ERASMUS+, coordenado a nível central pela agência EACEA – Education, Audiovisual and Culture Executive Agency. Em Portugal é a Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação quem gere e promove o programa de mobilidades no Ensino Superior. Pode saber mais através da Internet consultando:

Como Candidatar-se a Mobilidade Erasmus+?

Os estudantes, bem como os docentes e outros funcionários, devem solicitar pessoalmente informações junto do Gabinete ERASMUS+ existente no campus, ou em alternativa por email através do endereço mobilidade@lisboa.ipiaget.pt, manifestar a sua intenção de realizar uma mobilidade ERASMUS+. A partir desse momento serão acompanhados na instrução do processo necessário à candidatura a bolsa e realização da mobilidade.

Nota prévia: Apesar de exaustiva esta lista sofre alterações regulares, podendo ver integradas novas instituições. Os estudantes devem sempre consultar o Gabinete de Apoio Erasmus+ (mobilidade@lisboa.ipiaget.pt) no sentido de aferir as possibilidades de mobilidade, independentemente do facto da Instituição/País para onde pretendem ir poder não se encontrar aqui listado.

Alemanha

Áustria

Bélgica

Espanha

França

Grécia

Itália

Polónia

Suécia

Turquia

Gabinete Central Erasmus+

Gabinete Erasmus+ Almada

Gabinete Erasmus+ Silves

Gabinete Erasmus+ V. N. Gaia

Gabinete Erasmus+ Viseu

Dados Pessoais
Dados Institucionais
  1. Ano que frequenta
  2. O ano que frequenta corresponde ao último ano do ciclo de estudos que frequenta?
Mobilidade Erasmus
  1. Já realizou anteriormente alguma mobilidade Erasmus?
  2. Período previsto/desejado para a mobilidade a que se candidata agora:
  3. Indique o país onde desejaria realizar a sua mobilidade (por ordem de preferência):
  4. Por favor descreva os principais motivos porque pretende realizar uma Mobilidade Erasmus+, tendo em atenção que a sua resposta poderá ser considerada, se aplicável, como critério de desempate na atribuição de bolsa de mobilidade

  5. Pretende realizar a Mobilidade caso não lhe seja atribuída qualquer Bolsa?
  6. Pretende realizar a Mobilidade caso lhe seja atribuída uma Bolsa apenas parcial (calculada com base em parte do período da Mobilidade e não na sua totalidade)
  7. Usufrui de algum benefício de Serviços de Ação Social?
  8. Possui mobilidade reduzida ou qualquer situação (de foro físico e/ou psíquico) passível de requerer algum tipo de cuidados especiais?

Os dados solicitados destinam-se exclusivamente a tratamento administrativo do processo Erasmus+ podendo vir a ser transmitidos externamente nesse mesmo âmbito à Agência Nacional do Programa Erasmus+ Educação e Formação e à Comissão Europeia. Ao submeter este formulário declara ter conhecimento e aceitar estas condições.