Objetivos

A Pós-graduação em Administração e Gestão de Serviços Sociais & Gestão de Recursos Humanos pretende dotar profissionais com interesse nestas áreas com competências para a execução de tarefas que permitam alcançar os objetivos das organizações, nomeadamente de cariz social, e que este profissional passe a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordenadora

Bruno Alves

Coordenador

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

Duração: 8 meses

A Dupla Pós-Graduação em Administração e Gestão de organizações de Economia Social & Gestão de Recursos Humanos está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget / Vila Nova de Gaia e é direcionada para todos os indivíduos com interesse nestas áreas, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.
As pós-graduações são frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

  • Administração e Gestão de Organizações de Economia Social
  • Gestão de Recursos Humanos

Área de estudo

  • Gestão e Administração

Saídas profissionais

Os detentores dos certificados desta dupla pós-graduação poderão desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades, serviços, organizações de economia social e autarquias, bem como funções de gestor de recursos humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

UC – Anual           CH  ECTS

Liderança e gestão de Equipas

20 T 2

Tecnologias de informação

20 T 2

Gestão estratégicas e marketing de serviços

20 T 2

Fundamentos do comportamento organizacional

20 T 2

 Princípios da administração e gestão das organizações

20 T 2

Investigação e métodos estatísticos

30 T 3

Seminários I: Gestão estratégica, comunicação e ética organizacional

40 S 4
Organização e enquadramento jurídico de instituições e associações de economia Social 30 T 3

Economia e sustentabilidade em serviços de economia social

30 T 3

Procedimentos e gestão de voluntariado

20 T 2

Elaboração e avaliação de projectos sociais e empreendedorismo social

20 T | 10 TP 3

Inovação e gestão de qualidade em serviços de economia social

20 T 2

Seminários II: Empreendedorismo e sustentabilidade em organizações de economia social

20 S 2

Direito do trabalho e da segurança social

20 T 2

 Gestão das competências e formação profissional

20 T 2
Gestão estratégica de carreiras e compensações 20 T 2

Gestão estratégica de recursos humanos – estrutura e função

30 T 3

Gestão estratégica de recursos humanos – recrutamento, seleção e integração

20 T 2

Saúde ocupacional

20 T 2

Seminários II: Gestão estratégica de pessoas e serviços

20 S 2

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior na área da saúde, ciências sociais e humanas, gestão, ou outras.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no respetivo Edital, baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de candidatura.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social e Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 47 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de  Economia Social confere as competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação e de integração de grupos de trabalho pluridisciplinares; exercitar competências numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto; desenvolver capacidades para integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto da economia social em geral, e o seu enquadramento no serviço social português, em particular.

A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a gerir e coordenar recursos humanos; otimizar e racionalizar os recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!