Objetivos

A Pós-graduação em Administração e Gestão de Serviços Sociais e a Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pretendem dotar profissionais com interesse nestas áreas com competências para a execução de tarefas que permitam alcançar os objetivos das organizações, nomeadamente de cariz social, e que este profissional passe a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

José Teixeira

Coordenador

Ana Ribas e Bruno Alves

Coordenação Científica

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

Duração: 8 meses

A  Pós-Graduação em Administração e Gestão de organizações de Economia Social e a Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos estão incluídas na oferta formativa da ESS Jean Piaget / Vila Nova de Gaia e são direcionadas para todos os indivíduos com interesse nestas áreas, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.

As pós-graduações são frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

  • Administração e Gestão de Organizações de Economia Social
  • Gestão de Recursos Humanos

Área de estudo

  • Gestão e Administração

Saídas profissionais

Os detentores dos certificados destas pós-graduações poderão desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades, serviços, organizações de economia social e autarquias, bem como funções de gestor de recursos humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.

UC – Anual           CH  ECTS
Liderança e gestão de Equipas 20 T 2
Tecnologias de informação 20 T 2
Gestão estratégicas e marketing de serviços 20 T 2
Fundamentos do comportamento organizacional 20 T 2
Princípios da administração e gestão das organizações 20 T 2
Investigação e métodos estatísticos 30 T 3
Seminários I: Gestão estratégica, comunicação e ética organizacional 40 S 4
Administração e Gestão de Organizações de Economia Social
Organização e enquadramento jurídico de instituições e associações de economia Social 30 T 3
Economia e sustentabilidade em serviços de economia social 30 T 3
Procedimentos e gestão de voluntariado 20 T 2
Elaboração e avaliação de projectos sociais e empreendedorismo social 20 T | 10 TP 3
Inovação e gestão de qualidade em serviços de economia social 20 T 2
Seminários II: Empreendedorismo e sustentabilidade em organizações de economia social 20 S 2
Gestão de Recursos Humanos
Direito do trabalho e da segurança social 20 T 2
Gestão das competências e formação profissional 20 T 2
Gestão estratégica de carreiras e compensações 20 T 2
Gestão estratégica de recursos humanos – estrutura e função 30 T 3
Gestão estratégica de recursos humanos – recrutamento, seleção e integração 20 T 2
Saúde ocupacional 20 T 2
Seminários II: Gestão estratégica de pessoas e serviços 20 S 2

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso em cada uma das Pós-graduações pode ser realizado por detentores de uma graduação de nível superior na área da saúde, ciências sociais e humanas, gestão, ou outras.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no respetivo Edital, baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de candidatura.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios.

Para a conclusão da Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 32 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social confere as competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação e de integração de grupos de trabalho pluridisciplinares; exercitar competências numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto; desenvolver capacidades para integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto da economia social em geral, e o seu enquadramento no serviço social português, em particular.

A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a gerir e coordenar recursos humanos; otimizar e racionalizar os recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas.

  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!