Objetivos
A Pós-graduação em Administração e Gestão de Serviços Sociais & Gestão de Recursos Humanos pretende dotar profissionais com interesse nestas áreas com competências para a execução de tarefas que permitam alcançar os objetivos das organizações, nomeadamente de cariz social, e que este profissional passe a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições.
Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia
Duração: 8 meses
A Dupla Pós-Graduação em Administração e Gestão de organizações de Economia Social & Gestão de Recursos Humanos está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget / Vila Nova de Gaia e é direcionada para todos os indivíduos com interesse nestas áreas, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.
As pós-graduações são frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.
É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:
- Administração e Gestão de Organizações de Economia Social
- Gestão de Recursos Humanos
Área de estudo
- Gestão e Administração
Saídas profissionais
Os detentores dos certificados desta dupla pós-graduação poderão desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades, serviços, organizações de economia social e autarquias, bem como funções de gestor de recursos humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.
UC – Anual | CH | ECTS |
Liderança e gestão de Equipas |
20 T | 2 |
Tecnologias de informação |
20 T | 2 |
Gestão estratégicas e marketing de serviços |
20 T | 2 |
Fundamentos do comportamento organizacional |
20 T | 2 |
Princípios da administração e gestão das organizações |
20 T | 2 |
Investigação e métodos estatísticos |
30 T | 3 |
Seminários I: Gestão estratégica, comunicação e ética organizacional |
40 S | 4 |
Organização e enquadramento jurídico de instituições e associações de economia Social | 30 T | 3 |
Economia e sustentabilidade em serviços de economia social |
30 T | 3 |
Procedimentos e gestão de voluntariado |
20 T | 2 |
Elaboração e avaliação de projectos sociais e empreendedorismo social |
20 T | 10 TP | 3 |
Inovação e gestão de qualidade em serviços de economia social |
20 T | 2 |
Seminários II: Empreendedorismo e sustentabilidade em organizações de economia social |
20 S | 2 |
Direito do trabalho e da segurança social |
20 T | 2 |
Gestão das competências e formação profissional |
20 T | 2 |
Gestão estratégica de carreiras e compensações | 20 T | 2 |
Gestão estratégica de recursos humanos – estrutura e função |
30 T | 3 |
Gestão estratégica de recursos humanos – recrutamento, seleção e integração |
20 T | 2 |
Saúde ocupacional |
20 T | 2 |
Seminários II: Gestão estratégica de pessoas e serviços |
20 S | 2 |
Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS
Requisitos de acesso
Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior na área da saúde, ciências sociais e humanas, gestão, ou outras.
Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso. O processo de seleção e seriação dos candidatos será realizado de acordo com os requisitos definidos no respetivo Edital, baseado na apreciação e validação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de candidatura.
Obtenção de Diploma
Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social e Gestão de Recursos Humanos, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 47 créditos ECTS obrigatórios.
A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Organizações de Economia Social confere as competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação e de integração de grupos de trabalho pluridisciplinares; exercitar competências numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto; desenvolver capacidades para integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma maior aptidão para compreender a realidade interna e o contexto da economia social em geral, e o seu enquadramento no serviço social português, em particular.
A Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos conferirá as competências necessárias para a gerir e coordenar recursos humanos; otimizar e racionalizar os recursos; melhorar a capacidade de decisão e avaliação da eficácia das políticas de recursos humanos; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas.