Missão

Perseguimos a qualidade em tudo o que fazemos

O Instituto Piaget continua a consolidar-se através do ensino e da investigação que proporciona nas suas Escolas e nos seus Institutos, numa gama alargada de disciplinas e profissões.

É uma instituição com uma crescente componente internacional própria ou resultante de parcerias, economicamente sustentável, empreendedora e aberta a novas oportunidades, claras e consistentes no quadro dos seus princípios constitutivos.

É uma instituição que proporciona um ambiente intelectual e cultural vivo para a satisfação dos seus alunos e colaboradores.

Cada vez mais atenta aos problemas das comunidades envolventes nos seus polos de atuação, delineia medidas de intervenção que propõe por si ou em associação com instituições da sociedade civil, criando outras — por sua iniciativa — para agilizar as suas ações. São exemplo disso a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), que atua junto de comunidades em situação de vulnerabilidade para melhorar o acesso à saúde, emprego e educação; o GAIA (Gabinete de Apoio à Indústria Agroalimentar) no domínio da engenharia alimentar, alimentação e nutrição; o Centro de Promoção para a Saúde nos campos do apoio à educação para a saúde e do apoio geriátrico integrado, e, finalmente, a Divisão Editorial,uma fonte de conhecimento imprescindível à formação graduada e pós-graduada no universo Piaget, com mais de 1500 títulos de autores nacionais e estrangeiros.

São estas as unidades que estabelecem as pontes entre o Instituto Piaget e a Sociedade.

Atuamos com espírito de justiça, integridade e responsabilidade

O Instituto Piaget apoia a justiça social, a equidade de oportunidades e a diversidade cultural e procura implementá-las nas suas atividades e relações.

Respeitamos os direitos de interpelação livre e de expressão responsável

A interpelação desapaixonada e o questionamento intelectual honesto e livre estão no centro da tradição académica. Estes valores refletem-se na matriz das disciplinas institucionais e das preocupações de investigação e gestão do Instituto Piaget.

Encorajamos a inovação e a criatividade

As características do ensino e a sua qualidade dependem de um compromisso partilhado entre as direções das escolas, os professores e os estudantes com o objetivo de encorajar a criação de novo conhecimento e de novas estratégias pedagógicas que preparem os alunos para produzirem impacto positivo na comunidade.

Envolvemo-nos com as comunidades locais, nacionais e internacionais

As universidades existem pela vontade das comunidades de que são parte. Moldar, reconhecer e responder às necessidades e expectativas das comunidades é essencial.

O Instituto Piaget proporciona liderança e fornece serviços, conjugando esforços com os objetivos governamentais, da indústria e das comunidades. Assegura respostas relevantes nos países em que atua, e certifica-se de que são prosseguidas em ambiente de descoberta e de cidadania. A abordagem tecnológica será sempre moldada pela perspetiva dos fins da educação e dos objetivos sociais.

No conjunto das estratégias da organização é prioritário participar ativamente no debate dos interesses das comunidades. No quadro da autonomia institucional, desenvolve-se uma compreensão partilhada das opções estratégicas que em cada momento são tomadas, garantindo que as mesmas sejam delineadas no quadro das políticas públicas vigentes, das necessidades das comunidades e dos respetivos agentes económicos.

O Instituto encoraja a participação comunitária e dos agentes representativos da sociedade na vida intelectual e cultural das Escolas. A diversidade cultural é valorizada, sendo um vetor do diálogo intercultural para o crescimento e consolidação da Instituição nas várias regiões em que atua.

Assumimos as nossas responsabilidades

Num quadro de governação institucional promove-se uma gestão efetiva e responsável dos recursos através de uma política dirigida por princípios éticos e de gestão transparente e responsável.

Num processo de decisão orientado por procedimentos responsabilizantes e transparentes minimizam-se os riscos e protege-se a reputação do Instituto Piaget.

Com os sistemas de planeamento e de gestão financeira onde a segurança e a qualidade são centrais, garante-se que a Direção e a Equipa de Gestão são efetivamente responsabilizáveis perante a Assembleia Geral pela conduta das operações e pelo cumprimento dos respetivos papéis e responsabilidades.