Pós-graduação e Formação Avançada

Administração e Gestão de Unidades de Saúde e Gestão de Recursos Humanos

8 meses

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves

Objetivos educativos:

Os Recursos Humanos deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objetivos das organizações, para passarem a ser um fator diferenciador na gestão estratégia dos serviços ou instituições. Considerando o potencial humano e as competências como base na gestão de pessoas e organizações, torna-se importante reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas.

Em paralelo, a administração e gestão de unidades de saúde exige formação diferenciada para profissionais do sector da saúde, de modo a consolidar um quadro de referência conceptual e metodológico que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos de gestão e administração, no contexto das organizações da saúde.

Em particular, pretende-se:

  • Conferir conhecimentos, aptidões e competências necessárias para promover, no âmbito da economia social, a capacidade de articulação, integração e gestão de grupos de trabalho pluridisciplinares e de administração e gestão de unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos.
  • A partir do potencial humano e das competências como base na gestão de pessoas e organizações, reconfigurar as condições de trabalho no contexto de produção, das organizações e das pessoas, através da integração da noção da partilha de experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para uma vasta variedade de problemas.
  • Gerir pessoas vai para além do controlo de procedimentos e rotinas; implica o envolvimento de todos os elementos da organização e um investimento na criatividade e inovação como fatores de qualidade e diferenciação.

Perfis de saída:

Ao realizar ambas as Pós-Graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades de saúde públicas e privadas, empresas públicas ou privadas, órgãos de administração central e local, assim como na área da gestão de Recursos Humanos em unidades de saúde públicas e privadas, instituições de solidariedade social, organizações não-governamentais, associações e empresas.