Pós-graduação e Formação Avançada

Psicologia da Reabilitação e Reabilitação Neuropsicológica

7 meses

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

A pós-graduação em Psicologia da Reabilitação e Reabilitação Neuropsicológica está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.
 
As pós-graduações podem ser frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma única pós-graduação.
 
A ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia alarga, assim, a sua oferta formativa de pós-graduações para profissionais de saúde e de áreas afins, tornando possível a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente.
 
É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

Objetivos educativos:

O aumento da prevalência de patologia cerebrovascular ou de doenças sistémicas com implicações no funcionamento do sistema nervoso central está associada a uma redução dos índices de mortalidade nestas situações. A reabilitação e a promoção da qualidade de vida dos indivíduos com disfunções cerebrais tornam-se cada vez mais prementes.

Centrada na expressão comportamental, cognitiva e emocional das disfunções cerebrais, a Neuropsicologia, ao integrar conhecimentos de diversos ramos das ciências básicas do sistema nervoso, é uma área com reconhecidas potencialidades em termos de reabilitação e a Psicologia da Reabilitação emerge como uma nova especialidade no âmbito da psicologia. Para além disso, o número de pessoas portadoras de deficiência e incapacidade têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, em paralelo com o interesse na promoção da sua reabilitação.

Este interesse crescente é justificado pelo aumento da esperança média de vida de pessoas com traumatismos crânio encefálicos, AVC, lesão medular, enfarte e outras condições. Embora muitos profissionais de saúde sustentem a sua prática na experiência clínica, continua e existir um défice na formação pós-graduada nesta área do cuidado.

A Psicologia da Reabilitação emerge como uma nova especialidade no âmbito da psicologia, quer a nível internacional, quer no contexto português. Sendo a reabilitação uma área promissora em termos de mercado de trabalho para os profissionais de saúde, a pós-graduação em Psicologia da Reabilitação apresenta-se como uma oportunidade única na formação especializada no contexto da reabilitação, pioneira em termos de oferta formativa pós-graduada em Portugal.

Perfis de saída:

Ao realizar ambas as Pós-Graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades e serviços de reabilitação e neuroreabilitação, autarquias, juntas de freguesias, estruturas residenciais e outras entidades públicas e empresariais privadas no domínio da reabilitação.