Sobre

A UNESCO traçou em 2016 uma nova estratégia para a Educação e para a Saúde e o Bem-Estar, integrando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É reconhecida a ligação e a influência que a educação tem sobre a saúde e o bem-estar e os hábitos de vida saudáveis. Assim, a Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, em parceria com o Solar Quinta do Pouchão, organiza o ALMAFEST, um festival que promove o bem-estar para todos, em todas as idades, relevando as dimensões sociais, políticas e económicas da saúde e do bem-estar, sensibilizando para a importância das boas práticas com o corpo e a mente.

O ALMAFEST assenta em três dimensões: cognitiva, socioemocional e comportamental, adotando estratégias de prevenção que promovam a saúde física e mental positiva e o bem-estar, como estratégia de equilíbrio emocional.

Para além das conceções filosóficas e éticas sobre a qualidade de vida, bem-estar e felicidade das pessoas, é uma responsabilidade das comunidades académicas promoverem pontos de contacto entre a educação e a comunidade, com base na sensibilização, informação e formação do cidadão.

A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania é clara quando refere que «neste contexto afigura-se importante que a formação inicial de docentes, da responsabilidade das Instituições do Ensino Superior, passe a incluir a componente de Educação para a Cidadania», na qual a dimensão da saúde e bem-estar se encontra sublinhada. Assim, a Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada e o Solar Quinta do Pouchão convidam a comunidade a participar em conferências, workshops, ateliers, atividades de desporto e saúde mental, gastronomia, entre muitas outras iniciativas, com o objetivo de estimular a atividade física bem como reduzir os riscos nacionais e globais de saúde.

Programa

Sábado, 26 de maio

Início: 9H30

Início: 11H15

Início: 14H30

Início: 16H45

Início: 18H30

Domingo, 27 de maio

Início: 9H30

Início: 10H00

Início: 11H30

Início: 14H30

Início: 16H45

Terapias

As terapias decorrem durante todo o festival.

Atividades para Crianças e Jovens

Futebol

No Almafest, com a Escola de Futebol do Benfica de Almada (EFBA), vem treinar como os campeões.

A EFBA em parceria com o Instituto Piaget vai possibilitar aos participantes do Almafest a experiência de jogar futebol, promovendo o bem-estar e a prática desportiva para todos e todas as idades.

Sábado, 26 de maio

Domingo, 27 de maio

Outras atividades para Crianças

Sábado, 26 de maio – Jogos e Atividades ao Ar livre

Sábado, 26 de maio – Momentos Criateca

Domingo, 27 de maio – Teatro de sombras chinesas e canções

Entradas

As entradas adquirem-se no local.

Entrada livre para crianças até aos 12 anos.

Pagamento por Multibanco não disponível. (existe uma caixa MB na estação da Fertagus, a 1 minuto.)

Informações

O Almafest terá lugar no Instituto Piaget de Almada, localizado apenas a um minuto da estação do Pragal e a 10 minutos de Lisboa.

Alimentação / Restauração

  • Bar/Refeitório do Instituto Piaget de Almada;
  • Supermercado e Centro Comercial (na Estação da Fertagus do Pragal);
  • Almada Fórum (10 minutos de carro);
  • Para quem preferir, o Campus tem espaços exteriores onde poderão ser realizados piqueniques (em caso de más condições climatéricas haverá espaços cobertos).

Automóvel

Na autoestrada n.º 2, siga pela saída n.º 1 da autoestrada para o IC20/A38 em direção a “Caparica”, depois na siga pela saída n.º 2 em direcção “Estação Ferroviária” e finalmente, na rotunda, siga pela saída em direcção “Estação Ferroviária”.

Existem dois parques de estacionamento disponíveis: um com lugares limitados no interior do recinto e outro de grande capacidade junto à estação de comboios.

Localização

Apoios