Sofia Pérez, Manuela Carvalho e Rui Santos

Relacionamentos

Sofia Pérez

“Nasci em Portugal mas as minhas raízes são Galegas.

Sou mãe de uma linda menina mulher e de um casal de gémeos maravilhoso.

Sou apaixonada por pessoas; por longas viagens; pelo que faço profissionalmente do qual faz parte o meu projeto Pouchão que desenvolvo numa parceria com o meu companheiro de vida. O Pouchão é um lugar onde acontecem retiros e workshops, é uma grande escola com o qual tenho crescido imenso enquanto ser humano, observando nas centenas de pessoas e trabalhos que passam por lá o quão grandes nós somos e as infinitas capacidades que temos de nos transformarmos e recriarmos. Cada um de nós tem, de facto, o poder e a sabedoria para mudar a sua vida e ser feliz.

A definição de quem eu sou nunca será estática em mim. Quem eu sou hoje já não serei daqui a um mês porque me propus a caminhar de olhos bem abertos atenta a este imenso mundo interior que não cessa de me maravilhar e se transforma em motor desta minha demanda, levando-me mais e mais além.”

Formação

Coach ACSTH, Membro da ICF – International Coach Federation; Hipnoterapeuta Transpessoal, certificação da DGERT, Licenciatura em Gestão de Empresa (Universidade Lusíada de Lisboa); Licenciatura em Relações Públicas e Publicidade (Instituto Superior de Novas Profissões); participação em retiros e workshops de desenvolvimento pessoal há mais de 10 anos, Reikiana, praticante de Meditações há mais de 8 anos, Facilitadora da terapia de Cura Arquetípica uma abordagem terapêutica criada por Erica Poonam desenvolvida com o propósito de equilibrar e unificar os nossos três grandes “reinos” (Ação, Pensamento e Sentimento) em camadas muito profundas e dentro de uma jornada (Simbólica, Fisiológica e Expressiva) pelos caminhos entre os quais os conceitos de “Edificação e Fundação de estruturas, Senso-Percepção, Mímica Corporal, Treinamento cognitivo e investigação da Memória Ancestral estão presentes. Assenta numa fusão com o simbolismo arquetípico associado a estruturas da neurofisiologia, cosmologia chinesa, e a expressão fenomenológica de conteúdos aprisionados no inconsciente e manifestos no corpo.

Manuela Carvalho

“Nasci em Portugal numa terra junto ao mar, com a qual tenho uma forte ligação.

Gosto de pôr a mochila às costas e caminhar por entre serras e vales sentindo a Mãe Natureza e partilhar com os amigos uma boa conversa e mesa.

Mãe de dois homens e avó de uma princesa.

Tenho trabalhado com a “Pessoa” nos mais variados contextos; Crianças, Jovens, Famílias de um modo geral e com a população de risco – famílias destruturadas, sem abrigo, crianças e jovens em risco.

Através da actuação no meu projecto, o seu desejo é levar àqueles com quem contacto uma nova esperança, uma nova forma de se encontrarem, de autoconhecimento, que considero ser a chave para um mundo mais equilibrado e mais harmonioso.

Sou Ferramenta, Testemunho, Mulher, Mãe, Avó, Filha, Criança…

Sou uma metamorfose constante, a cada dia me descobrindo e redescobrindo, integrando novos conhecimentos, aprendendo comigo mesma, com os outros e com o Mundo.”

Rui Santos

Ligado à rádio desde os anos 80, a década seguinte levou-o até à publicidade primeiro pela voz e depois pela imagem a partir de 1997. A representação foi-se tornando uma inevitabilidade tendo formação com Gonçalo Amorim no Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico (2007), John Mowat no Chapitô (2009), João Rosa nas Oficinas Teatro Lisboa (2010), Simon Edwards e Maria Masoliver no The Actor's Space em Barcelona (2010), e João Mota na Comuna Teatro de Pesquisa (2018). Os aspetos mais técnicos também lhe prendem o interesse tendo feito 'Cenografias Móveis' com Paulo Prata Ramos na Culturgest, Lisboa (2012) e 'Laboratório de Cenografia' com Marta Carreiras no Teatro Meridional, Lisboa (2017). Foi ator nas peças '12 Homens em Fúria' no Intervalo Grupo de Teatro, Linda-a-Velha, com Armando Caldas (2016), 'Sonho de Uma Noite de Verão' no Intervalo Grupo de Teatro, Linda-a-Velha, com Manuel Jerónimo (2017) e 'Entrevista Millennial' no Teatro Riscado – SMUP, Parede com Manuel Jerónimo (2017). Representa com regularidade desde 2018 nos 'Immersive Gaming - The Corporate Edition' de Bruno Rodrigues e Nuno Moreira. Em televisão, participou em 'Os Filhos do Rock' (RTP1) (2013), 'República' (RTP2) (2010), 'Rosa Fogo' (SIC) (2011) e 'Portal do Tempo' (TVI) (2011). Em cinema participou em 'O Caderno Negro' de Valéria Sarmiento (2017), em produção para 2018.

Formação

Licenciatura em Ciências Sociais (Universidade Aberta), Bacharelo em Acção Social (Universidade Aberta), Pós-Graduação em Mediação de Conflitos (Red Apple - Formação Contínua, Estudos Superiores ), Master- Coach (Instituto Internacional de Programação Neurolinguística - certificação da DGERT) ); Hipnoterapeuta Transpessoal, certificação da DGERT ,participação e organização de palestras, retiros e workshops de desenvolvimento pessoal através de várias artes – plásticas, dança, poesia, encontro com a natureza entre outras, há mais de 5 anos. Praticante de yoga há mais de 10 anos.

Palestra

O mais comum nos relacionamentos é cultivar expectativas no outro, o que constitui uma enorme fonte de sofrimento e de frustração. Quando isto ocorre, o mais comum é transferir ao outro a responsabilidade pela dor que ele causa, evitando aceitar o outro como ele é.

Criar expectativas sobre o outro é querer enquadrá-lo na sua forma de pensar e agir no mundo!

Projetamos um modelo de como é que aquele relacionamento deverá ser, baseado nas nossas experiências, nas nossas crenças e valores o que condena ao fracasso este modelo!

Curioso como sem nos apercebermos esperamos que o outro supra as nossas carências e necessidades internas.

“A única pessoa que nos consegue amar exatamente como nós queremos, somos nós próprios!”

Apoios