Fátima Pedro

Alimentação Saudável, Sustentável e com Sabor

Fátima Pedro é cozinheira profissional, tendo terminado a sua formação inicial em 1987 na Federação Suíça de Hotelaria em Zurique, desde então trabalhou como cozinheira e posteriormente chefe de cozinha em vários hotéis de 4 e de 5 estrelas e em vários países da Europa. Em 2007 fez um estágio de 3 semanas de cozinha tailandesa em Banguecoque no hotel The Landemark e ao longo da sua vida profissional tem feito vários cursos e estágios de cozinha e nutrição de temáticas mais específicas, nomeadamente cozinha molecular com Hervé This no Instituto Nacional de Pesquisa Agronómica em Paris. Em 2010 fez uma formação de Monitora de educação ambiental na Fundação catalã de l`Esplai. Há mais de uma década que se dedica á cozinha vegetariana nas suas deferentes vertentes, tendo ai usado da sua vasta experiência, mais recentemente e com o “aumento” das alergias alimentares procura também adaptar pratos para as diferentes restrições alimentares. Dá formação, faz workshops e cozinha em retiros.

Workshop

Apresentação Teórica (35 min.)

Objetivos: Através da apresentação de vícios, gráficos e outra. Sensibilizar para a “urgência” da mudança da nossa forma de nos alimentarmos. Abordando os temas da sustentabilidade ambiental, os da saúde humana, da ética. Alguma informação nutricional, proteína vegetal e boas combinações nutricionais. Apresentar o valor médio em dinheiro de uma refeição equilibrada.

Apresentação Prática (70 min.)

Objectivos: Através da confeção de um prato degustação do mesmo, mostrar que se pode comer saudável, económico, sustentável e com sabor. Durante a confeção do prato, fornecer alguns “truques” de cozinha e economia de recursos nomeadamente a água.

Apoios