Anabela Ribeiro e Vanda Baptista

Sexualidade e Bem-estar

Anabela Ribeiro

Psicóloga clinica, licenciada e mestre pelo ISPA. Há 20 anos a trabalhar como psicóloga com crianças e jovens. Tem feito algumas formações complementares, procurando adotar uma abordagem mais holística da psicologia, nomeadamente nas áreas da meditação para crianças, mindfullness, PNL e coaching.

Vanda Baptista

Vanda Baptista é Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, com Formação específica em Psicoterapia de Crianças e Adolescentes e Aconselhamento Parentale Formação específica em Aconselhamento e Psicoterapia de Adultos,pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva. O seu percurso profissional tem sido dedicado à prática privada de Psicoterapia de Crianças, Adolescentes e Adultos e ao Aconselhamento Psicológico em Serviços Públicos de Saúde e Educação. Para além destas áreas de intervenção, possui larga experiência na área da Promoção e Educação para a Saúde, tendo vindo a desenvolver diversos programas com implementação prática em contexto escolar e de acolhimento residencial de crianças e jovens.

É formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com vasta experiência de formação a pais, professores, agentes de intervenção educativa e técnicos de saúde, nas áreas de desenvolvimento infantil e juvenil, treino de competências sócio-emocionais de crianças e jovens, promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco, prevenção das toxicodependências, prevenção do abuso sexual, educação sexual e aconselhamento em saúde.

Workshop

Com este workshop pretende-se refletir sobre o conceito de sexualidade enquanto dimensão fundamental e integral do desenvolvimento humano. Nesta perspetiva ela deve ser olhada nas suas várias vertentes: sexo, corpo, sentidos, afeto, relação. Sendo uma área do desenvolvimento humano, implica um processo de aprendizagem e deve ser tida em conta como qualquer outro domínio da vida de cada um de nós.

Somos seres sexuados e como tal, não somos apenas biologicamente sexuados também o nosso psiquismo, toda a nossa organização social e a nossa cultura o são. Um desenvolvimento saudável da sexualidade pressupõe a possibilidade de cada um de nós conhecer as dimensões da sua sexualidade, de as integrar positivamente na sua personalidade e, portanto, de a viver de forma harmoniosa e responsável.

Naturalmente que, tal como nas outras áreas do desenvolvimento humano, a forma como as crianças, os adolescentes, e os adultos vivem a sexualidade é diferente. Contudo a forma de viver a sexualidade, tem consequências nas atitudes e comportamentos, bem como na saúde e no bem-estar, a nível individual mas também de todos os membros dos vários grupos nos quais nos inserimos, comunidades, escolas e famílias.

Objetivos específicos desta ação

  1. 1. Discutir o conceito e as vertentes da sexualidade humana;
  2. 2. Debater conceitos, crenças e valores relacionados com a sexualidade;
  3. 3. Compreender o conceito e modelos de educação sexual
  4. 4. Refletir o papel da família e da escola na educação sexual e na vivência saudável da sexualidade

Conteúdos da ação

  1. 1. Sexualidade – conceito, facetas e dimensões
  2. 2. Atitudes e valores face à sexualidade
  3. 3. Características da sexualidade na infância e na adolescência
  4. 4. Sexualidade e bem-estar - a educação sexual na família
  5. 5. Sexualidade e bem-estar - a educação sexual na escola

Metodologias a usar na ação

O workshop será eminentemente teórico-prático. Assim, serão utilizadas metodologias dinâmicas, nomeadamente jogos pedagógicos, além de metodologias expositivas, de forma facilitar a integração dos conteúdos propostos.

Apoios