UniPiaget de Cabo Verde participa em estudo sobre Covid-19

UniPiaget de Cabo Verde participa em estudo sobre Covid-19

A Universidade Jean Piaget de Cabo Verde participou, recentemente, no inquérito sero-epidemiológico da infeção por Sars-Cov-2, que foi realizado naquele país lusófono pelo respetivo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).

Da equipa técnica que realizou o estudo fez parte a Prof.ª Doutora Lara Ferrero Gomez, docente da UniPiaget e coordenadora do Mestrado em Doenças Infecciosas e Tropicais, que integra também o Grupo de Investigação em Doenças Tropicais (GIDTPIAGET). 

A intervenção da UniPiaget iniciou-se a partir de um convite dirigido pela própria Presidente do INSP de Cabo Verde e coordenadora principal do estudo, a Dr.ª Maria da Luz Lima, para a participação daquela investigadora, que abrangeu todas as etapas do inquérito – planificação, organização, formação dos inquiridores, supervisão do inquérito no terreno, análise e discussão dos dados, redação de documentos, etc.

O estudo, que envolveu mais de cinco mil residentes em Cabo Verde, concluiu por uma prevalência muito reduzida do vírus no país, estimado em 0,4% da população estudada.

A UniPiaget de Cabo Verde encontra-se ainda envolvida noutros projetos relacionados com o combate à pandemia no arquipélago – nomeadamente, num outro estudo em curso intitulado ‘Saúde mental da população cabo-verdiana durante e após a Covid-19” e que conta com a participação da Mestre Ana Moniz, sua docente e Diretora da Unidades das Ciências da Natureza da Vida e do Ambiente. Há também uma outra proposta de colaboração aceite, por parte do INSP, num projecto internacional sobre mortalidade por Covid-19, no qual a universidade está também a participar, ainda na sua fase inicial.