Webinar: Acupunctura

Webinar: Acupunctura

Dia 28 de julho, pelas 18 horas, será encerrado o ciclo de conferências online 60 minutos de formação em saúde integral, organizado pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, com o webinar Acupunctura – Integração e Complementaridade.

Este ciclo de conferências tem incluído diferentes especialidades médicas com o objetivo de proporcionar uma perspetiva de diferentes patologias segundo a medicina convencional e na ótica da medicina tradicional chinesa. Desta forma, será também possível entender melhor como ambas as medicinas se complementam e podem ser integradas nos diferentes serviços de saúde.

No próximo debate, falaremos da importância de uma boa integração e da complementaridade da acupunctura nas áreas da saúde. Serão convidados oradores de diferentes áreas da saúde onde a acupunctura mostrou ser uma mais-valia. Estes oradores, profissionais de saúde convencionais, irão dar o seu testemunho da experiência obtida ao integrar e complementar os seus serviços com a acupunctura.

Pretende-se que este webinar seja como uma verdadeira tertúlia onde todos serão convidados a participar e a dar o seu contributo para uma discussão saudável acerca deste tema, falando da sua experiência, expondo as suas duvidas e propondo novas soluções.

O Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia integra já na sua oferta formativa, uma Licenciatura em Acupunctura, que tem, neste momento, as suas candidaturas abertas.

webinar tem acesso gratuito nesta página.

 

PARTICIPANTES

Ana Mafalda Reis

Licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar-UP. Pós-Graduação em Medicina da Dor no Hospital S. João-UP. Doutoramento em Ciências Médicas pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar. Estágios em Centros Imagiologia na Europa (Queen Square Hospital, Londres e VU Medisch Center, Amesterdão, Holanda, no âmbito de doenças da Substância Branca -Esclerose Múltipla e Demências). Formação em meios avançados de diagnóstico e técnicas de Imagem Funcional. Colaboração em estudos de RM funcional e Dor na Clinica Neurológica da Universidade Técnica de Munique. Afiliação a sociedades científicas nacionais e internacionais. Diretora do serviço de Neurorradiologia no Hospital Pedro Hispano – ULS Matosinhos. Professora Auxiliar Convidada do ICBAS-UP. Investigador FCT- Fundação Ciência e Tecnologia e no CEIS XX- Centro Estudos Interdisciplinares, Coimbra. Orientadora de internos de especialidade de Neurorradiologia e colaboração na orientação de Internos de outras especialidades como Neurologia e Radiologia, Medicina Interna e Fisiatria. Coorientadora de teses de Mestrado Integrado de Medicina (ICBAS), Mestrado de Medicina Chinesa (ICBAS) e de Engenharia Biomédica (FEUP). Revisora de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e livros, por convite, de revistas indexadas. Publicações em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica, Comunicações em congressos e reuniões científicas nacionais e internacionais. Participação em patentes internacionais e comités científicos e editoriais internacionais. Participação em júris académicos de avaliação de exames finais de internato da especialidade de Neurorradiologia, do Mestrado de Medicina Tradicional Chinesa e de Engenharia Biomédica.

Marisa Machado

Doutorada em Farmácia na Especialidade de Farmacognosia e Fitoquímica pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Mestre em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Tecnologia do Medicamento, especialidade de Farmacologia pela FFUC. Licenciada e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela FFUC. Diretora do Departamento Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Coordenadora CTSP em Termalismo e Bem-Estar. Coordenadora CTSP em Estética, Cosmética e Bem-Estar. Coordenadora Pedagógica e Científica da Pós-Graduação em Fitoterapia Clínica Avançada; em Terapias Naturais e Complementares; em Terapia Ortomolecular e Nutrição Funcional; em Acupuntura Integrativa; e em Estética Avançada e Anti-Aging. Investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Investigadora no Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde. Investigadora no Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources (CIBIO/UP).

Sara Moreira

Doutoranda em Ciências Biomédicas pelo ICBAS – Universidade do Porto. Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa pelo ICBAS – Universidade do Porto. Mestrado em Educação, área de especialização Educação para a Saúde pela Universidade do Minho. Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto. Bacharelato em Fisioterapia pelo Instituto Piaget. Publicação de artigos e posters científicos. Instrutora de Pilates Clinico acreditada pela APPI. Formadora de Pilates pelo Instituto MB. Docente convidada da Escola Superior de Saúde –Instituto Politécnico de Viana de Castelo. Tutora de aulas práticas de Fisiologia Humana. Colaboradora externa ICBAS – UP. Gestora e coordenadora de Formação no Instituto MB. Diretora geral  do Instituto MB. Pós-Graduada em Hidroterapia pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. Curso de Formação Teórico – Prático, Método Mézières, pelo Gruppo Internazionale Studio Metodo Mézières. Acupunctura Médica pela British Medical Acupuncture Society. Curso de Fisioterapia Dermato Funcional pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.

Ana Gonçalves

Médica dentista pela FMDUP desde 1997. Especialista em MTC pelo ICBAS. Pós-graduação em Ozonoterapia pela ERISA. Diretora clínica na Clínica Médica de S. Mamede do Coronado. Formadora em Anatomia Sistemática em IPN. Formadora em Anatomofisiologia em IIMA. Docente de Neurofisiologia no Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.

Sónia Chan

Licenciada em Medicina. Especialista em Medicina interna no Hospital de Santo Antonio e Hospital Privado da Boa Nova. Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

Moderadora: Maria João Santos

Mestre em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Doutoranda em Ciências Biomédicas – ICBAS-UP. Especialização em Medicina Comportamental – Barcelona. Curso de Medicina Chinesa, Acupunctura e Fitoterapia – APA-DA e Universidade de Medicina Chinesa. Curso avançado em Medicina Tradicional Chinesa da Deutsche Gesellschaft für Traditionelle Chinesische Medizin – Heidelberg, Alemanha. Coordenadora e docente do Curso de Licenciatura de Acupunctura do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia. Oradora em diversos congressos nacionais e internacionais no âmbito da medicina integrativa, tendo já publicado vários artigos em revistas científicas indexadas. É ainda membro da German-Chinese Research Foundation for Traditional Chinese Medicine. Exerce a sua prática clínica como especialista de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto de Neurociências Prof. Dr. Manuel Laranjeira e na consulta de Acupunctura do Hospital Privado de Alfena.