Piaget é pioneiro na Europa na licenciatura de Medicina Tradicional Chinesa

Piaget é pioneiro na Europa na licenciatura de Medicina Tradicional Chinesa

A oferta formativa do Instituto Piaget acaba de ser enriquecida com uma nova licenciatura acreditada pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior): Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Trata-se da primeira licenciatura nesta área de formação em Portugal e a única a ser lecionada atualmente na Europa.

O novo curso será lecionado no Campus do Instituto Piaget em Almada, pela mais recente unidade orgânica a integrar o polo universitário localizado na margem sul do Tejo, a Escola Superior de Saúde Jean Piaget.

A licenciatura terá a duração de quatro anos (8 semestres), conferindo 240 créditos ECTS. A coordenação estará a cargo da Professora Ana Varela, sendo coadjuvada pelos docentes José Faro e Deolinda Fernandes.

Enquanto instituição precursora nesta área, o Instituto Piaget conta com as importantes parcerias da Escola de Medicina Tradicional Chinesa e da Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing. Criada nos anos 50 do século XX, a Universidade de Nanjing é um dos berços da educação superior em medicina chinesa, tendo formado um grande número de talentos tanto no país como a nível internacional. Tem a sua sede na capital da província de Jiangsu, no leste da China.

O objetivo geral deste novo ciclo de estudos é proporcionar formação humana, técnica, científica e cultural ao nível da licenciatura na área de MTC, assente na prática baseada na evidência, com incidência na resolução dos problemas de saúde, na promoção de cuidados de saúde centrados no utente e no desenvolvimento de uma autonomia profissional e ética responsável no exercício profissional.

Com esta licenciatura, o Instituto Piaget dá mais um passo – a juntar a outros contributos – para o desenvolvimento da saúde pública em Portugal através do ensino, da investigação e da colaboração com os sistemas de saúde existentes.

Toda a informação sobre a licenciatura está disponível no nosso site em https://ipiaget.org/licenciaturas/medicina-tradicional-chinesa/