Seminário em Silves dirigido a todos os estudantes ensina a citar e referenciar sem medo

Seminário em Silves dirigido a todos os estudantes ensina a citar e referenciar sem medo

O Instituto Piaget em Silves vai promover um seminário intitulado “Citar e referenciar sem medo! Mendeley uma ferramenta a incorporar!”, a acontecer no dia 6 de dezembro, das 10h às 13h, no auditório do Campus.

A elaboração de trabalhos é uma realidade diária para os estudantes universitários e existem diversos aspetos e regras a considerar. Contudo, muitos estudantes apresentam carências de conhecimentos no que diz respeito a incorporar citações e referências bibliográficas. Esta lacuna torna-se uma fragilidade, uma vez que os alunos correm o risco de cometer plágio ou omitir citações, prejudicando as suas avaliações.

Destinado aos estudantes de todos os ciclos de estudos da Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Silves, esta iniciativa visa dotar os participantes de conhecimentos e competências sobre elaboração de trabalhos escritos, realização de citações e referências bibliográficas de modo correto, utilização de software de gestão de bibliografia, e escrita científica e plágio.

O seminário terá como oradora a docente Cláudia Oliveira, mestre e doutora em Enfermagem e coordenadora da licenciatura em Enfermagem.

A participação é gratuita para todos os interessados, existindo apenas um custo de 5€  para quem pretender certificado de presença. É sempre necessária inscrição prévia e pode ser feita até dia 9 de novembro.

PROGRAMA

(1) Tipologias de trabalhos académicos;

(2) Manual de Elaboração de Trabalhos Escritos da ESSJPA;

(3) Tipologias de citações: citações diretas e indiretas;

(4) Plágio: consequências e implicações;

(5) Software de gestão de referências bibliográficas: Mendeley;

(6) Recomendações gerais a ter em consideração na elaboração de trabalhos académicos.


INSCRIÇÃO

    Dados pessoais

    Certificado

    O certificado tem um custo de 5€.