Webinar: educação à distância e educação inclusiva

Webinar: educação à distância e educação inclusiva

A próxima edição dos webinares Piaget Digital Talks, organizados pelo Instituto Piaget de Almada, terá lugar, como sempre, à quinta-feira (28 de maio), a partir das 18 horas.

Desta vez, o tema escolhido foi Educação à distância e educação inclusiva – dificuldades, experiências, oportunidades, contando com a participação do Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, David Rodrigues; da Presidente da Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Raquel Raimundo; e da docente da pós-graduação de Educação Especial: Domínio da Intervenção Precoce na Infância, Carlota Brazileiro.

Esta mesa redonda virtual será moderada pelo docente coordenador da pós-graduação de Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, do Instituto Piaget de Almada, Domingos Rasteiro.

Como também sempre acontece com os webinares Piaget Digital Talks, o acesso é livre para todos os interessados, via Zoom, na página de Facebook do Instituto Piaget ou aqui no site.

Temática

A pandemia do COVID-19, que implicou um conjunto de medidas de isolamento e confinamento para evitar a expansão da doença, alterou em muito a vida de todos, em Portugal e no mundo.

Uma das consequências foi o encerramento das escolas com todas as implicações para a vida das crianças, dos jovens, das famílias e dos profissionais.

Ficou patente o papel central da escola na vida das comunidades e da sociedade em geral e a importância da educação como um bem público que vai muito para além das aprendizagens académicas. Houve um esforço, uma capacidade de adaptação e um profissionalismo que nunca é de mais salientar. Todos os intervenientes se mobilizaram para que a escola pudesse continuar presente no quotidiano dos alunos, evitando maiores desigualdades.

O objetivo deste evento é fazer um balanço das dificuldades sentidas, das experiências vividas, das oportunidades e das soluções que se criaram para a educação inclusiva em ambiente não presencial. Como chamou à atenção a Subdiretora-Geral da UNESCO, interessa abordar as consequências educacionais desta crise, mas também como se pode, a partir delas, melhorar os sistemas educativos.

Participantes

David Rodrigues
Professor de Educação Especial, doutorado pela FMH da Universidade Técnica de Lisboa com uma tese sobre crianças com paralisia cerebral. Coordenou o Mestrado em Educação Especial (1991) e o Curso de Terapias Expressivas (1999) na mesma Universidade. Lecionou em universidades portuguesas (Porto, Coimbra, Lisboa e Açores) e estrangeiras (nomeadamente KU Leuven, Campinas e Florianópolis). Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, fundador da revista Educação Inclusiva, coordenou o curso de Mestrado em Educação Especial do Instituto Piaget de Almada.


Carlota Brazileiro
Doutorada em Estudos da Criança pelo Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (2013) e formadora pela Direção-Geral da Educação no âmbito da Educação Inclusiva. Tem supervisionado diversos projetos de âmbito nacional, com destaque para o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) enquanto membro da Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo (EPIPSE) da Direção-Geral da Educação (2014 a 2016). Docente de Intervenção Precoce na Baixa Visão e Cegueira no Instituto Piaget de Almada.


Raquel Raimundo

Psicóloga, doutorada pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa em Psicologia da Educação (2013). Coordenou durante 10 anos o serviço de Psicologia do Colégio Valsassina, Lisboa, exercendo atualmente funções de psicóloga educacional e coordenadora da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) no mesmo. Presidente da Delegação Regional Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Consultora nas Academias do Conhecimento da Gulbenkian. Autora do programa de promoção de competências socioemocionais «Devagar se vai ao longe». Co-coordenadora do livro Avaliação e Promoção de Competências Socioemocionais em Portugal (Coisas de Ler, 2016).


Domingos Rasteiro
Mestre em Educação Especial pela Universidade Técnica de Lisboa (1996) e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Extremadura, Espanha (2017), onde desenvolveu trabalho de investigação sobre a temática das cidades e pessoas com deficiência. Professor convidado do Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul na Escola Superior de Educação e no Instituto Superior de Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares de Almada, regendo Unidades Curriculares nas áreas da Educação Especial, das Necessidades Educativas Especiais e da Reabilitação.