Tim Cook, the genius who took Apple to the next level

Tim Cook, the genius who took Apple to the next level

Este livro apresenta, de forma singular, um caso de mudança de liderança numa empresa com uma cultura muito vincada. Como substituir um ícone criativo, irreverente, polémico e, sobretudo, um líder carismático visionário como Steve Jobs? Há muitos exemplos de empresas que fracassaram após a saída dos seus líderes carismáticos…

Tim Cook não poderia ser mais diferente do que Steve Jobs: reservado, ponderado, metódico, ético, com uma liderança firme, mas suave.

Foi com Steve Jobs que a Apple nasceu, cresceu, e criou o seu ADN, com uma legião de seguidores que tinha orgulho em desafiar o mercado dominante. Mas é com Tim Cook que a Apple consolida a sua posição, tornando-se na empresa mais valiosa do mundo, otimizando a sua gestão, apostando na diversidade e focando-se seriamente na sustentabilidade ambiental e na solidariedade social.

Este é um exemplo de que cada empresa deverá escolher o perfil do seu líder, consoante o seu posicionamento no mercado e a fase em que se encontra. Por outro lado, notícias à volta de líderes carismáticos podem afetar o valor de mercado. Novas lideranças, mais discretas, menos personalizadas, dando maior visibilidade às equipas, tornarão mudanças subsequentes de liderança mais suaves, ou até inócuas, na oscilação do valor das ações.

Título: Tim Cook, the genius who took Apple to the next level

Autor: Leander Kahney

Editora: Portfolio/Penguin

Ano: 2019

Preço: 17,00€


Pedro Guimarães

Docente do Instituto Piaget de Almada