Exercício físico no pós-parto

Exercício físico no pós-parto

Recuperar a forma física após a gestação é uma das principais preocupações das mulheres. Quando pensamos em engravidar tememos não conseguir recuperar a forma física depois de ter a criança. Quando nos vemos a “crescer” durante a gravidez, esse receio aumenta e, depois do nascimento, é uma das coisas que nos assombra frequentemente.

Para esta recuperação pós parto, algumas coisas devemos ter em mente:

Não existem milagres: Esta é a primeira coisa a ter em mente! Aquele “creminho” ou comprimido mágico que faz a pessoa voltar rapidamente à forma  que tinha antes da gravidez não existe. Portanto, seja realista e saiba que somente com esforço e dedicação se conseguem resultados. Se tem dinheiro disponível para investir num destes produtos, ótimo! Use esse dinheiro para se inscrever num ginásio, onde terá acompanhamento para alcançar os seus objetivos.

Sensatez: Seja realista: se você engordou 12kg em 9 meses, não pense que vai perdê-los em duas semanas! Este tipo de dietas malucas só fazem mal à saúde, pois não são nutricionalmente balanceadas.

Cuidado com a internet: Estes programas de treino que aparecem por aí como super revolucionários e que fazem ficar numa forma invejável em pouco tempo também são perigosos. O plano de treino deve ser adequado a cada pessoa, atendendo a antecedentes pessoais, à situação atual e tantos outros fatores.

Faça uma boa gestão do seu tempo:  Tente aproveitar o tempo mesmo estando com o bebé, por exemplo indo caminhar com ele no carrinho (uma volta de uma hora dá uma boa queima de calorias!). Pode também tentar fazer alguns exercícios, como abdominais ou agachamentos enquanto ele brinca (muitas vezes era assim o meu treino). Se tiver a sorte de poder deixá-lo com alguém, ótimo! Não é preciso mais do que 45 minutos por dia para fazer um treino que resulte. Se você amamenta, melhor ainda, pois o gasto calórico é muito maior nesta fase.

A ressalvar que só devemos retomar a prática de exercício físico depois da autorização do obstetra ou médico assistente. Aliado ao exercício há outro fator que não se pode descurar: a alimentação. Uma alimentação saudável, com alimentos não industrializados e rica em verduras e legumes, auxilia na recuperação do peso corporal adquirido na gravidez.

O mais importante: Calma, que tudo se resolve! Logo após o nascimento, temos a sensação de que nunca mais conseguiremos gerir a nossa rotina. Mas acreditem, depois de um tempo, os bebés adquirem uma rotina e conseguimos mandar na nossa vida novamente! Ou seja, pode demorar um pouco mais, mas é possível, sim, voltar à antiga forma física e nos sentirmos não só mães, mas mulheres outra vez!


Denise P. Soares

Licenciada em Educação Física; doutora em Ciências do Desporto; coordenadora do Mestrado em Exercício e Saúde do Instituto Piaget de Almada; instrutora de fitness e personal trainer há mais de 15 anos