Projeto EPRIS retratado em tese de doutoramento

Projeto EPRIS retratado em tese de doutoramento

O projeto EPRIS, de formação de reclusos em regime de e-learning, foi apresentado no passado dia 14 de setembro, no âmbito de uma prova de doutoramento no ramo de Ciências da Educação, realizada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

A candidata Ana Silva Machado defendeu a sua tese intitulada “Tecnologias Digitais na Aprendizagem ao Longo da Vida de Adultos em Contexto Prisional”, na qual o EPRIS é retratado. A professora Rita Barros, coordenadora do projeto e docente no Instituto Piaget em Vila Nova de Gaia, integrou o júri da prova, em representação do nosso Instituto.

Desenvolvido desde 2014, o EPRIS é um projeto de e-learning em contexto prisional, resultante de um protocolo de cooperação entre o Instituto Piaget, o Ministério da Justiça e a Santa Casa da Misericórdia do Porto. O principal propósito é o desenvolvimento de competências facilitadoras da reinserção social e laboral de mulheres reclusas.

O projeto tem vindo a ser desenvolvido, com assinalável sucesso, no estabelecimento prisional feminino de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. Explorando as potencialidades do e-learning como dispositivo de diferenciação pedagógica promotor de inclusão digital, o EPRIS tem permitido incentivar políticas centradas na atenuação de fatores de risco de exclusão social e laboral após o cumprimento da pena.

À nova doutorada Ana Silva Machado desejamos também as maiores felicidades nesta nova fase do seu percurso académico.