Piaget dedica semana à igualdade de género

Piaget dedica semana à igualdade de género

Assumindo a importância de um debate alargado em torno do conceito social de género, o Piaget promove de 8 a 13 de março a realização da Semana da Igualdade de Género. A iniciativa, desenvolvida pela Escola Superior de Educação de Almada, na qualidade de Escola Associada UNESCO, reúne especialistas de diversas áreas, assim como membros da sociedade civil, para uma série de eventos diários.

A semana que se inicia com a comemoração do Dia Internacional da Mulher, reconhecido pelas Nações Unidas há mais de 40 anos, inclui várias mesas redondas, tertúlias e um workshop. O ciclo que conta também com a colaboração do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) pode ser acompanhado diariamente, através das transmissões em direto dos vários eventos pelo nosso Facebook, face ao atual contexto pandémico.

A Escola Superior de Educação preparou para esta Semana da Igualdade de Género uma seleção de temas que possibilitam a reflexão e a partilha de experiências com respeito aos desafios colocados pelas sociedades atuais a homens e mulheres. É o caso de temas como a emancipação feminina; o lugar da mulher na literatura; a abordagem da igualdade de género junto das crianças como conteúdo central na promoção da cidadania; os estereótipos associados ao profissional masculino no exercício da docência na educação infantil; até ao lugar da figura paterna na educação dos filhos.

Com esta panóplia de assuntos, o Piaget pretende sublinhar o 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, no sentido de se contribuir para a eliminação de disparidades de género na educação, independentemente da faixa etária, do nível de escolaridade e do contexto de intervenção.

Atendendo ainda às significativas desigualdades e constante desvalorização geralmente associada a diversos serviços desempenhados por mulheres, este ciclo de eventos assume também um espaço para promoção do empoderamento feminino, por meio de um workshop sobre o tema “Empreendedorismo no Feminino”. Um desafio assumido pelo Piaget como contributo para o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, consagrado precisamente à Igualdade de Género.

Além do Facebook do Piaget, todos os eventos serão transmitidos através da plataforma Zoom (acesso livre, mediante registo prévio).

Todos os interessados em requerer um Certificado de Presença num evento selecionado devem também disponibilizar os seus dados através deste link (nota: não é necessário preencher este formulário para assistir às sessões).

 

PROGRAMA:

Segunda-feira (08.03) – 18h00 – Mesa Redonda: “Igualdade de Género: Desafios para o empoderamento feminino”

Registe-se aqui.

 

Terça-feira (09.03) – 21h00 – Tertúlia: “Leituras Sem Fronteiras no Feminino”

Registe-se aqui.

 

Quarta-feira (10.03) – 18h00 – Tertúlia: “Leituras Sem Fronteiras: o género em livros de receção infantil”

Registe-se aqui.

 

Quinta-feira (11.03) – 18h00 – Mesa Redonda: “O Pai Também Sabe: a figura paternal na educação dos filhos”

Registe-se aqui.

 

Sexta-feira (12.03) – 20h00 – Mesa Redonda: “Género e Docência na Educação Básica”

Registe-se aqui.

 

Sábado (13.03) – 10h30 – Workshop: “Empreendedorismo no Feminino”

Registe-se aqui.

 

A Comissão Organizadora da Semana da Igualdade de Género é composta pelos professores Alda Bernardes, Ana Leitão e Miguel Feio.