Género e Docência na Educação Básica

Género e Docência na Educação Básica

Mesa-redonda online // 12 de março de 2021 // 20h00

 

Uma iniciativa integrada na Semana da Igualdade de Género

 

Oradores:

Luís Alberto Ribeiro – Presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância, diretor da publicação quadrimestral “Cadernos de Educação de Infância”, membro do conselho editorial da revista “Children in Europe Today”

Mário Janeiro – Professor de 1º Ciclo do Ensino Básico, coordenador pedagógico da EB1 de Corroios (Seixal).

Filipe Castillo – Educador de infância, mestre em Comunicação Empresarial, administrador na rede social Facebook do grupo “Ideias do Visconde”

Alberto Goes – Professor na Escola Sampaio Garrido – Agrupamento Nuno Gonçalves (Lisboa), trabalhou nas Equipas de Intervenção Artística da DREL (área das Expressões), atuou como cenógrafo/figurinista em teatro infantil, no Teatro Babá

Helena Santos – Doutorada em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISCTE-IUL, coordenadora da Linha Temática Género, Sexualidades e Interseccionalidade

 

Moderação:

João Alves Silva – Licenciado em Educação básica, mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, defendeu recentemente um relatório sob o título “O exercício da profissionalidade docente e o género masculino – Um estudo de perceções enfocado nas práticas educativas com as primeiras idades”

Ana Leitão – Doutorada em História, adjunta da diretora na Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, onde é coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e professora assistente

 

Descritivo do evento:

Não obstante a igualdade de acesso e de oportunidades, persistem acentuadas desigualdades em termos de representação de género na docência na educação infantil, particularmente em creche, educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo de ensino básico.

É certo que a predominância do género feminino é, em boa medida, justificada por uma construção histórica, social e cultural. Mas até que ponto persistem estereótipos que diferenciam e afetam as identidades docentes e as relações escolares, intra e extra-comunidade escolar? É legítimo falar de diferenciação na construção da profissionalidade docente em educação básica em função da diferença de género? Existirá verdadeiramente igualdade de acesso às oportunidades de trabalho? Qual o verdadeiro impacto da desconfiança e da desvalorização face ao Professor em função do género?

Num período em que a UNESCO desafia a comunidade a refletir os Futuros da Educação, esta é, sem dúvida, uma temática de grande atualidade, pela visível reprodução de preconceitos que perpetuam práticas sexistas (Vianna, 2002).

Neste sentido, a presente mesa-redonda visa promover um diálogo aberto, sustentado na partilha de experiências, representações e percursos individuais vivenciados na primeira pessoa.

Para participar neste evento registe-se aqui.