Novas pós-graduações na área da saúde na ESSJP de Vila Nova de Gaia

Novas pós-graduações na área da saúde na ESSJP de Vila Nova de Gaia

Consciente da necessidade específica de formação nas áreas de intervenção dos cuidados de saúde, o Instituto Piaget acaba de lançar três novos cursos de pós-graduação, a lecionar pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Vila Nova de Gaia.

Deste modo, a oferta formativa é alargada com uma PG em Cuidados de Saúde Primários e Intervenção Comunitária; uma PG em Cuidados Paliativos e Continuados; e ainda uma PG dupla que permite que os diplomados adquiriram certificação nos dois cursos durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Estes novos cursos têm como objetivo assegurar o conhecimento científico, técnico, humano e cultural necessário à prestação de cuidados, habilitando os profissionais com uma formação diferenciada e mais especializada nas respetivas áreas.

A pós-graduação em Cuidados de Saúde Primários e Intervenção Comunitária, com a duração de oito meses, é enriquecida com um ciclo de seminários temáticos atuais, dirigidos por profissionais de excelência que permitirão uma análise profunda da realidade e incutirão uma maior dinâmica no processo reflexivo coletivo, sobre os desafios e os novos paradigmas no contexto dos cuidados de saúde primários e comunitários.

Os futuros diplomados nesta PG poderão desempenhar funções em unidades e serviços de cuidados primários e comunitários, autarquias, juntas de freguesias, escolas e outras entidades no domínio da saúde pública. Toda a informação sobre esta pós-graduação está disponível em https://ipiaget.org/pos-graduacoes/cuidados-de-saude-primarios-e-intervencao-comunitaria/

Por seu turno, a pós-graduação em Cuidados Paliativos e Contínuos, também com a duração de oito meses, tem como propósito primordial habilitar os profissionais a prestar cuidados especializados ao doente em situação de doença prolongada, incurável, progressiva e em fim de vida, proporcionando qualidade de vida a si e às suas famílias. A PG procura enquadrar a intervenção desenvolvida pelos profissionais de saúde no âmbito da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Esta PG prepara os profissionais para desempenharem funções em unidades de cuidados continuados e paliativos, em hospitais gerais e especializados públicos e privados, centros de saúde e centros de cuidados domiciliários. Toda a informação sobre esta pós-graduação está disponível em https://ipiaget.org/pos-graduacoes/cuidados-paliativos-e-continuados/

No caso da pós-graduação dupla, os dois cursos são frequentados em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla. Toda a informação sobre esta PG está disponível em https://ipiaget.org/pos-graduacoes/cuidados-de-saude-primarios-e-intervencao-comunitaria-e-cuidados-paliativos-e-continuados/

Qualquer uma destas três pós-graduações estará disponível a partir do próximo ano letivo. Esteja atento à abertura de candidaturas.