ESDE de V. N. de Gaia apresenta workshop de Matemática Recreativa

ESDE de V. N. de Gaia apresenta workshop de Matemática Recreativa

A Escola Superior de Desporto e Educação (ESDE) Jean Piaget de Vila Nova de Gaia vai realizar, no próximo dia 31 de maio, a partir das 14h30, um workshop presencial, dedicado ao tema “Matemática Recreativa: atividades ‘fora da caixa’”.

Esta ação visa promover a reflexão de práticas pedagógicas e uma consequente alteração para práticas inovadoras e criativas, que se enquadrem no perfil do aluno e que permitam desenvolver o raciocínio estratégico e o pensamento criativo. A iniciativa destina-se, em primeira linha, a professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e professores do 2.º ciclo do Ensino Básico do grupo de recrutamento 230.

Desenvolver as competências de matemática recreativa e lúdica dos professores, permitindo-lhes desenvolver atividades na sua prática letiva, de modo a estimular nos seus alunos uma maior literacia e interesse pela matemática; bem como identificar práticas e estratégias de abordagem lúdico-prática e informal na área da matemática e potenciais formas de implementação em contexto escolar são outros dos objetivos a que o workshop se propõe.

O formador será Hélder Pinto, que tem uma vasta experiência no âmbito da Matemática Recreativa, tendo publicado vários livros nessa área em colaboração, por exemplo, com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a Federação Portuguesa de Futebol. Colabora também com o Clube de Matemática da SPM na divulgação da matemática através da publicação mensal de textos matemáticos para o grande público. É ainda colaborador regular do “Jornal das Primeiras Matemática”, publicação da Associação Ludus, responsável pelo Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

PROGRAMA

  • O origami como ferramenta para explorar conceitos simples de geometria em contexto escolar (vértices, arestas, diagonal, etc.), bem como para melhorar a motricidade (concretização prática dos trabalhos de origami e partilha e discussão dos trabalhos entre o grupo de participantes)
  • Jogos matemáticos de tabuleiro. Por exemplo: “Semáforo”, “Gatos & Cães” e “Rastro”, jogos que estão presentes no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e que são especialmente destinados ao primeiro e segundo ciclo – experimentação real dos jogos em pequenos grupos de modo a detetar potenciais dificuldades, bem como apreender potenciais estratégias vencedoras
  • Exploração de atividades de magia com uma forte estrutura matemática na sua conceção

O evento é de acesso gratuito e dá direito a certificação, mas as vagas são limitadas e requer inscrição prévia, através do preenchimento do formulário abaixo.

Erro: Formulário de contacto não encontrado.