Género e Docência na Educação Básica em debate

Género e Docência na Educação Básica em debate

“Género e Docência na Educação Básica” estará em debate esta sexta-feira, dia 12, numa mesa-redonda a decorrer no âmbito da Semana da Igualdade de Género.

O evento, organizado pela Escola Superior de Educação de Almada, arranca às 20h00 em direto no Facebook do Piaget ou na plataforma Zoom. Pode inscrever-se para participar via Zoom clicando aqui.

O painel desta mesa-redonda conta com alguns ilustres oradores: Luís Alberto Ribeiro, presidente da Associação de Profissionais de Educação de Infância; Mário Janeiro, professor de 1º Ciclo do Ensino Básico e coordenador pedagógico da EB1 de Corroios (Seixal); Filipe Castillo, educador de infância e administrador na rede social Facebook do grupo “Ideias do Visconde”; Alberto Goes, professor na Escola Sampaio Garrido (Lisboa), tendo atuado como cenógrafo/figurinista em teatro infantil, no Teatro Babá; e Helena Santos, coordenadora da Linha Temática Género, Sexualidades e Interseccionalidade.

A moderação vai ser partilhada entre os professores Ana Leitão e João Alves Silva.

Não obstante a igualdade de acesso e de oportunidades, persistem acentuadas desigualdades em termos de representação de género na docência na educação infantil, particularmente em creche, educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. É certo que a predominância do género feminino é, em boa medida, justificada por uma construção histórica, social e cultural. Mas até que ponto persistem estereótipos que diferenciam e afetam as identidades docentes e as relações escolares, intra e extra-comunidade escolar?

Num período em que a UNESCO desafia a comunidade a refletir os Futuros da Educação, esta é, sem dúvida, uma temática de grande atualidade, pela visível reprodução de preconceitos que perpetuam práticas sexistas.

Veja o programa completo da Semana da Igualdade de Género, com temas e horários, aqui.

Todos os interessados em requerer um Certificado de Presença devem também disponibilizar os seus dados através deste link.