FLAD financia projeto do Piaget na área da psicologia e saúde mental

FLAD financia projeto do Piaget na área da psicologia e saúde mental

“Nós e os laços” é o nome do projeto de intervenção psicológica que o Instituto Piaget vai colocar em prática no ano letivo de 2023/2024 e que contará com o apoio financeiro da prestigiada FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

O projeto foi apresentado pelo Instituto Piaget de Almada, no âmbito do programa FLAD/OPP – Saúde Mental no Ensino Superior, e destacou-se em todos os critérios de avaliação estabelecidos pela Fundação. O objetivo geral é reduzir o isolamento dos estudantes e aumentar o sentimento de pertença através do estabelecimento de relações significativas entre pares, seja com a comunidade académica, seja com a respetiva instituição de ensino.

Em termos práticos, pretende-se promover a criação de redes de suporte e o desenvolvimento de sentimentos de pertença, bem como a autoconfiança dos estudantes e as suas competências de relacionamento interpessoal, como o altruísmo e a empatia. Adicionalmente, o projeto servirá para aumentar a literacia em saúde mental em toda a comunidade académica.

O projeto será co-construído com os estudantes em Almada na fase de diagnóstico inicial que servirá para delinear as temáticas específicas a abordar, indo ao encontro das suas necessidades. Na execução contará com o envolvimento direto da respetiva Associação de Estudantes, designadamente ao nível de uma emissão de rádio.

O projeto será também multidisciplinar, envolvendo as várias valências e sinergias do Instituto Piaget em Almada, nomeadamente a Clínica de Psicologia existente no Campus, as licenciaturas em Psicologia e Desporto, e a Escola Superior de Educação. Estas valências contribuirão em diversas áreas, com ações específicas na promoção da saúde mental.

Tudo somado, é pressuposto que com este projeto o Instituto Piaget em Almada se possa constituir como um espaço privilegiado para o estabelecimento de relações e laços significativos dos seus alunos, criando atividades e estruturas que permitam a continuidade da intervenção após o fim do financiamento do projeto por parte da FLAD – e que conta também, nesta fase, com a chancela da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Do ponto de vista dos alunos, o projeto será tão bem sucedido se corresponder a três resultados esperados:

  • Redução do isolamento e solidão;
  • Aumento do bem-estar e de relações significativas com outros alunos do Campus;
  • Redução do estigma relacionado com a procura de ajuda psicológica e com a identificação de sinais de sofrimento psicológico.

Para a conceção deste projeto foi seguramente relevante a experiência de muitos anos do Instituto Piaget na formação de alunos na área da Psicologia. Uma experiência que começa ao nível do 1º Ciclo de Estudos, com a licenciatura disponível nos polos universitários de Almada e de Viseu, e dos dois mestrados lecionados atualmente nos mesmos polos: mestrado em Psicologia Social e das Organizações, em Almada, e mestrado em Psicologia da Educação e Aconselhamento, em Viseu.