“Crescer Partilhando” é mote de Aula Aberta do ISEIT de Viseu

“Crescer Partilhando” é mote de Aula Aberta do ISEIT de Viseu

O ISEIT de Viseu promove no dia 2 de abril uma Aula Aberta online, durante todo o dia, dedicada ao tema “Crescer Partilhando”, a realizar através da plataforma Teams.

A iniciativa da aula surge no âmbito das pós-graduações em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor e Domínio da Intervenção Precoce na Infância, tendo como destinatários principais os estudantes destes dois cursos e professores do Ensino Especial, estando igualmente aberta ao público em geral.

Ao longo do dia, vários profissionais e convidados, partilharão o seu conhecimento e darão o seu testemunho, assente no saber teórico e prático de cada um.

Com esta iniciativa, pretende-se auxiliar os docentes na compreensão de qual o envolvimento pessoal e profissional para trabalhar em diferentes contextos educativos; discutir formas de diferenciação e personalização, de modos de atuação, em diferentes níveis de ensino, com crianças e jovens com perturbações do neuro desenvolvimento; bem como sensibilizar os docentes para a importância de uma correta identificação precoce das dificuldades das crianças.

São ainda objetivos otimizar as competências técnicas no âmbito da intervenção direta com crianças que apresentam perturbações do neuro desenvolvimento; e dotar os estudantes de capacidades de relacionamento entre os diferentes elementos de uma equipa multidisciplinar e transdisciplinar.

A participação nesta Aula Aberta, de inscrição obrigatória, é gratuita para os estudantes e docentes do IPiaget. Para os antigos alunos do Instituto (inscritos no CAAP) existe um custo de 5€, sendo o custo de 10€ para alunos de outras instituições e para outros profissionais.

PROGRAMA

9:30 Abertura – Maria Helena Chéu – Diretora Adjunta do ISEIT/Viseu

9:40 — Moderador: Jorge Vaz – Coordenador do Curso de Pós-graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor

9:45 Autismo em Idades Precoces – Sandra Loureiro (Centro Hospitalar de Tondela – Viseu, EPE)

10:30Síndrome de Tourette – Gisela Santos (Associação Portuguesa da Síndrome de Tourette)

11:15Leitura e Escrita e as suas Perturbações: Estratégias de Intervenção – Madalena Cesário Diogo (Agrupamento de Escolas do Viso – Viseu)

13:00 — Almoço

14:00 — Moderadora: Catarina Santos, Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Educação Especial: Domínio da Intervenção Precoce na Infância

Partilha de Experiências Profissionais na Equipa Local de Intervenção Precoce de Mangualde – Cristina Azevedo

15:30 — Atuação do Professor de Ensino Especial nas Salas de Apoio à Aprendizagem –Equipa Local de Intervenção Precoce de Viseu – Paula Beleza

  

A inscrição para esta aula pode ser feita através do formulário que se encontra nesta página.

Erro: Formulário de contacto não encontrado.