Aula Aberta dedica palestra a Educação + Inclusiva

Aula Aberta dedica palestra a Educação + Inclusiva

A reconhecida professora Cristina Simões é a convidada do Instituto Piaget para dar uma aula aberta dedicada a um tema cada vez mais relevante na nossa sociedade: “Aplicação do Modelo de Qualidade de Vida: Contributo para uma Educação + Inclusiva”.

Esta professora portuguesa, premiada por diversas vezes, tem visto o seu trabalho distinguido tanto em Portugal como no estrangeiro, tendo sido finalista do Global Teacher Prize Portugal 2018 e Top 50 do Global Teacher Prize 2020, conhecido como o Nobel da Educação.

A aula aberta, em formato webinar via zoom e em direto do nosso Facebook, decorre na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 18h00, no âmbito das pós-graduações em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Educação Especial: Domínio da Intervenção Precoce na Infância.

Cristina Simões é atualmente docente no Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação Especial, e no Curso de Especialização em Educação Especial no polo de Viseu da Universidade Católica. Investigadora do Centro de Estudos em Educação & Inovação, do Instituto Politécnico de Viseu, e do Centro de Estudos de Educação Especial da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa, a professora tem um doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Educação Especial.

É também membro do corpo editorial de várias revistas científicas, membro do International Special Interest Group, da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, contando ainda com diversas comunicações para congressos nacionais e internacionais e publicações em revistas científicas.

O mote para esta aula aberta surge da necessidade de se apreender o conceito de que a inclusão pressupõe que todos os alunos – independentemente do grau de dificuldades que apresentam no acesso ao currículo – participem ativamente nas suas aprendizagens e desenvolvam um sentido de pertença nas suas comunidades.

Com efeito, nas últimas décadas, o conceito de Qualidade de Vida (QV) foi reconhecido como determinante para avaliar os resultados de qualidade, constituindo um guia das estratégias educativas e um critério para avaliar a eficácia dessas mesmas estratégias, pautando-se pelas práticas baseadas em evidências. Esta mudança paradigmática tem consequências ao nível da intervenção educativa, que deve assentar numa programação centrada no aluno e não nos défices, na satisfação pessoal e não em necessidades de outros interesses, esperando-se que o resultado seja o aumento da QV.