UniPiaget de Cabo Verde com projeto financiado pela ONU

UniPiaget de Cabo Verde com projeto financiado pela ONU

Patrick Gomes é técnico da construção civil e está no 4.º ano de Arquitetura na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde. A ideia em torno do projeto RECYCLE BE é dele.

O projeto, que começou a ganhar forma numa altura em que Cabo Verde atravessava um período de seca, nasce assente na necessidade de reaproveitar as águas utilizadas em casa. O estudante universitário criou, assim, este projeto, com o qual pretende fazer uma reutilização das águas para rega e transformar os dejetos em gás de cozinha. A sua ideia passa pela filtragem da água que é utilizada em casa e o seu reaproveitamento para regar plantas e alimentar os animais.

Na prática, o RECYCLE BE, que já iniciou a sua fase de testagem, é um tanque de esgoto portátil para colmatar a necessidade de filtrar a água e canalizá-la automaticamente para rega. Com o lodo acumulado será produzido o gás.

Depois disso, dar-se-á início à implementação piloto, o que deverá acontecer entre final de agosto e início de setembro, na localidade de Ribeira da Cidadela, onde será selecionada uma família, que vai ajudar a finalizar os estudos e as observações necessárias.

Segundo Patrick Gomes, o depósito vai funcionar como uma fossa séptica, para reaproveitar de forma económica e acessível todas as águas que as famílias utilizam em casa. Já quanto à produção do gás, os dejetos podem ser igualmente aproveitados para a produção de adubo, sólido ou líquido, para a zona de cultivo e, futuramente, na produção de energia, através de um processo de filtragem do lodo que se acumula no reservatório.

O projeto foi financiado pela ONU em Cabo Verde, através do programa “Accelerator Lab”, e será executado com apoio logístico da UniPiaget e a parceria da Câmara Municipal da Praia.