Serão de Psicologia liga prática do psicólogo clínico à saúde no trabalho

Serão de Psicologia liga prática do psicólogo clínico à saúde no trabalho

A Clínica Piaget de Almada vai realizar mais um Serão de Psicologia. Acontece no dia 16 de junho (sexta-feira), entre as 21h e as 23h, com o tema “A prática do psicólogo clínico no campo da saúde no trabalho”.

O objetivo deste evento é refletir sobre temas importantes do campo da Psicologia Clínica, através de um ambiente intimista, estabelecendo um diálogo entre todos os participantes sobre a prática do psicólogo clínico no campo da saúde no trabalho.

A questão do sofrimento no trabalho, e das diversas patologias laborais (burn-out, assédio no trabalho, suicídio no trabalho, etc.), tem merecido um interesse redobrado por parte da sociedade civil. O período pós-pandemia foi marcado, entre outros temas, por diversos discursos que insistiram na importância da saúde mental no trabalho, que alguns analistas apresentavam até como um dos principais desafios do mundo do trabalho contemporâneo. Neste campo particularmente complexo, onde coabitam profissionais e abordagens diversas (psicólogos do trabalho, gestores e consultores, entre outros), qual pode ser o papel do psicólogo clínico?

Neste Serão de Psicologia vai-se então conversar sobre a importância de uma abordagem clínica do trabalho e sobre a prática profissional dos psicólogos no campo do tratamento e da prevenção do sofrimento no trabalho. Serão abordados, entre outros assuntos, as diferentes conceções da relação entre trabalho e subjetividade.

O orador convidado é o Professor Duarte Rolo, psicólogo clínico e doutor em Psicodinâmica do Trabalho pelo Conservatoire National des Arts et Métiers. É investigador integrado no ISCTE e investigador associado na Universidade Aberta. É também professor convidado na licenciatura de Psicologia e no mestrado de Psicologia Social e das Organizações do Instituto Piaget de Almada.

O evento destina-se, em primeira linha, a alunos e ex-alunos de Psicologia, bem como a psicólogos. Mas todos serão bem-vindos! A participação é gratuita e não requer inscrição.