Seminário sobre patologias urológicas e ginecológicas na perspetiva da Medicina Tradicional Chinesa

Seminário sobre patologias urológicas e ginecológicas na perspetiva da Medicina Tradicional Chinesa

O Professor Doutor Henry Johannes Greten e o Mestre Mário Gonçalves, reputados oradores internacionais, vão estar na Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, entre os dias 21 e 23, para falar sobre o “aquecedor inferior” na Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

“Abordagem terapêutica de patologias urológicas e ginecológicas segundo a Medicina Tradicional Chinesa – Aplicação Clínica” é o tema do seminário que decorre em registo híbrido (presencial e online). O evento é especialmente dirigido a acupunctores e estudantes de acupunctura, especialistas e estudantes em Medicina Tradicional Chinesa, profissionais de saúde e estudantes de ciências da saúde.

Este seminário, que conta com 30 vagas (para a componente presencial), será dividido em três horas teóricas, 12 horas práticas com a presença de pacientes, e 10 horas de Qigong Clínico aplicado ao aquecedor (calórico) inferior, num total de 25 horas.

No âmbito da disciplina de Métodos e Técnicas de Avaliação e Tratamento em Acupunctura VII, os dois conhecidos oradores irão apresentar a perspetiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) na abordagem e tratamento das patologias mais frequentes do aquecedor inferior, em particular do campo da urologia e da ginecologia.

O Professor Doutor Henry Johannes Greten é doutorado em Neuroimonulogia, com especializações creditadas pela Ordem dos Médicos alemã em Medicina Geral e Familiar, Naturopatia, Homeopatia e Acupunctura. É atualmente diretor clínico do Instituto de Medicina Chinesa de Heidelberg. Conta com vários prémios e bolsas na área da MTC, sobre a qual já publicou diversos livros e artigos científicos. Orientou e coorientou diferentes teses de mestrado e doutoramento, sendo muitas vezes orador convidado em congressos internacionais de medicina integrada e MTC.

Por seu turno, o mestre Mário Gonçalves é licenciado em biologia, com especialidade em psicofisiologia, formação de Qigong e Taichi Chuan. Professor em diferentes escolas de Qigong, incluindo Qigong Clínico, é docente no Shanghai Qigong Hospital. Vencedor de vários prémios em festivais e competições internacionais de Qigong, é terapeuta de MTC no Instituto de Medicina Chinesa de Heidelberg. Publicou igualmente vários artigos científicos na área de Qigong, bem como em outras áreas da MTC. Orientou e coorientou diferentes teses de mestrado, sendo orador convidado em congressos internacionais de medicina integrada e MTC.

A entrada no seminário é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória, através do formulário abaixo. A emissão de certificado de presença tem um custo de 5 euros.

HORÁRIO:

21.01.2022

9h00 às 12h00 – Qigong aplicado ao aquecedor inferior (online)                  

14h00 às 20h00 – Aplicação complementar da MTC à medicina convencional; teoria dos movimentos aplicada às patologias urológicas e ginecológicas; observação de pacientes (presencial e síncrona)

22.01.2022

9h00 às 13h00/15h00 às 20h00 – As três abordagens da MTC para tratamento das patologias urológicas e ginecológicas (abordagem anatómica, abordagem segundo as fases, abordagem segundo o Shan Han Lun); estratégias terapêuticas e avaliação clínica; observação e tratamento de pacientes (presencial e síncrona)

23.01.2022

9h00 às 12h00/14h00 às 18h00 – Qigong aplicado às patologias urológicas e ginecológicas (aula online)

Erro: Formulário de contacto não encontrado.