ESDE em V. N. de Gaia organiza formação em gestão de projetos culturais

ESDE em V. N. de Gaia organiza formação em gestão de projetos culturais

“Gestão de Projetos Culturais” é o mote da nova formação de curta duração promovida pela Escola Superior de Desporto e Educação do Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte, em Vila Nova de Gaia, que conta com o Professor Rui Correia como formador. As inscrições decorrem até 7 de fevereiro e a formação só conta com 22 vagas. Envia o teu CV o quanto antes!

O curso, destinado a estudantes de todas as áreas das artes (música, dança, teatro e artes plásticas), do ensino especializado e a todos os interessados nas práticas da gestão cultural, será totalmente em regime online. Vai decorrer entre fevereiro e abril, às sextas-feiras e sábados, em horário pós-laboral, e garante certificação.

Esta formação pretende esclarecer as políticas culturais praticadas em Portugal, no que concerne aos apoios às artes, através do Estado. Os alunos deverão ser capazes de desenvolver os seus próprios projetos culturais, na ótica de agente da cultura, reconhecer o território onde está inserido e o seu público, de forma a poder satisfazer culturalmente uma região.

Os objetivos são, em traços gerais, a formação especializada em gestão e administração cultural, a aquisição das competência de que dispõe um gestor na área da cultura e de conhecimentos na formulação de planos e projetos, a gestão de equipamentos culturais e o conhecimento das ferramentas de apoio cultural.

Rui Correia é professor afeto ao Ministério da Educação desde 2004, diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, no Curso de Flauta Transversal, e profissionalizado em Ensino da Música, pela Universidade de Aveiro. No seu currículo conta também com um MBA em Administração Pública e a frequência no mestrado em Administração e Gestão Pública, na Universidade de Aveiro. Foi coordenador da área da música, no Ministério da Cultura no XVII e XVIII Governo Constitucional e é consultor especialista na Direção-Geral das Artes (Ministério da Cultura).

PROGRAMA DA FORMAÇÃO

– O que são políticas culturais

– O papel da cultura na economia do futuro

– Sector cultural e criativo;

– Plano nacional das artes

– Os públicos-alvo do projeto

 – Gestão de pessoas;

 – Liderança, motivação e gestão de equipas

 – Apoios

 – Estratégias para angariação de recursos e financiamento

Calendarização

  • 19/02: 9h00 às 13h00
  • 25/02: 18h00 às 21h00
  • 26/02: 9h00 às 13h00
  • 04/03: 19h00 às 22h00
  • 18/03: 19h às 22h00
  • 26/03: 9h00 às 13h00
  • 09/04: 9h00 às 13h00

Faz a tua inscrição através do formulário abaixo. A formação tem um custo de 40 euros para estudantes do Instituto Piaget, 60 euros para antigos alunos (inscritos no CAAP) e para docentes, e de 80 euros para profissionais.

Erro: Formulário de contacto não encontrado.