Portugal quer apoiar melhor estudantes da CPLP no nosso país

Portugal quer apoiar melhor estudantes da CPLP no nosso país

Seguindo a tradição de bem acolher todos os estudantes internacionais dos países da CPLP, é com satisfação que o Instituto Piaget aplaude a iniciativa portuguesa de criação de um grupo especializado de acompanhamento aos estudantes oriundos destes países.

A iniciativa foi hoje apresentada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior português, Manuel Heitor, no âmbito da IX Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realizou em Luanda, em formato híbrido (presencial e online).

Portugal aproveitou a realização do evento para reforçar o seu compromisso na CPLP, através da apresentação de um conjunto diversificado de iniciativas. Entre elas conta-se o projeto de desenvolvimento, através da Direção-Geral do Ensino Superior português, do referido grupo especializado de acompanhamento dos estudantes oriundos dos países da CPLP a estudar no nosso país, incluindo a promoção e o reforço das suas ligações e condições de retorno aos países de origem.

Portugal pretende ainda promover as atividades do Centro de Ciência em Língua Portuguesa, “Ciência LP”, como centro de categoria 2, sob os desígnios da UNESCO, com sede em Lisboa, incluindo a atribuição de bolsas de estudo a estudantes e investigadores de países membros da CPLP.

Foi igualmente apresentada uma proposta para que a Agência Espacial Portuguesa, “Portugal Space”, em colaboração com o Centro Internacional de Investigação do Atlântico, “Atlantic International Research Centre – AIR Centre”, desenvolva um projeto de conceção, instalação e desenvolvimento de um “Centro Distribuído de Observação da Terra” a operar em todos os países da CPLP.

Este projeto prevê a instalação de várias antenas de receção de dados de satélite e a implementação de uma sofisticada base de dados de Observação da Terra que armazene e distribua de forma eficiente todos os dados recebidos às instituições dos países membros da CPLP.