Projeto EPRIS apresentado em Ciclo de Conferências em Psicologia

Projeto EPRIS apresentado em Ciclo de Conferências em Psicologia

O projeto EPRIS, um programa pioneiro do Instituto Piaget de e-learning em contexto prisional, abriu o Ciclo de Conferências em Psicologia promovido pela Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona.

A coordenadora do projeto, a nossa professora Rita Barros, também responsável pela unidade de investigação RECI (Research Unit in Education and Community Intervention), aceitou o convite da comissão organizadora, apresentando uma conferência intitulada “Literacia digital em contexto prisional: o Projeto EPRIS”. A avaliar pelas questões e discussão gerada no final da apresentação, a conferência suscitou o interesse geral dos estudantes de Psicologia.

O EPRIS continua a ser um projeto inovador, com características únicas no contexto português, que merece ser divulgado, enquanto elemento de formação, junto de futuros profissionais da área das ciências sociais e humanas, nomeadamente da Educação e da Psicologia.

O projeto está em desenvolvimento desde 2014, no Estabelecimento Prisional Feminino de Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos. Trata-se de um projeto de investigação-ação, que articula as questões da intervenção educativa com a investigação e produção científica, associada ao desenvolvimento de novos modelos pedagógicos, particularmente junto de populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social, como é o caso da população prisional.

Explorando as potencialidades do e-learning, o EPRIS visa incentivar políticas centradas na atenuação de fatores de risco de exclusão social e laboral após o cumprimento da pena. Ou seja, procura-se ensinar as reclusas a usar computador e tirar partido das tecnologias de informação com o objetivo de lhes dar ferramentas para a sua vida futura fora da cadeia.