Pró-Inclusão, parceira do Piaget, tem nova direção

Pró-Inclusão, parceira do Piaget, tem nova direção

A Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, parceira institucional do Piaget em múltiplas ações e que se encontra sedeada no nosso Campus de Almada, elegeu recentemente uma nova equipa de direção.

 

Margarida Loureiro assume, assim, o lugar à frente dos destinos da associação, posição até aqui desempenhada pelo Professor David Rodrigues desde que ajudou a fundar a instituição, em julho de 2008.

 

Entre o Campus de Almada e a associação têm-se multiplicado ao longos dos anos as parcerias ao nível da formação, através da participação de docentes e estudantes do Piaget nas formações promovidas pela Pró-Inclusão e a participação de associados da Pró-Inclusão nas formações da academia. A associação tem ainda participado em alguns eventos do Campus de Almada, designadamente em webinars, e colaborado como consultora para questões relacionadas com a educação especial.

 

O Professor David Rodrigues termina, assim, um longo e frutuoso mandato à frente da instituição que criou. E já está a deixar saudades.

 

“Bom, na verdade, no nosso coração será sempre ‘o’ Presidente da Associação e, também por essa razão, continuará pertinho de nós, participando, colaborando, sendo o conselheiro e consultor que não dispensamos. De igual modo, assim que os estatutos o permitirem, também será proposto para Presidente Honorário!”, afirma a nova responsável da direção, Margarida Loureiro.

 

A atual presidente da Pró-Inclusão sublinhou, ainda, a importância da parceria existente entre as duas entidades: “Não teremos palavras suficientemente poderosas para agradecer esta parceria institucional e, diria também, amizade, pessoal e institucional”.

A Pró-Inclusão foi criada por um grupo de professores de Educação Especial, que anteriormente dinamizavam o FEEI (Fórum de Estudos de Educação Inclusiva), com a vontade expressa de aglutinar os docentes de educação especial numa associação profissional, até então inexistente.

Como principais objetivos, a associação pretende apoiar a profissionalidade dos docentes de Educação Especial na busca de padrões de excelência e inovação nas práticas, na investigação e nas políticas, bem como promover uma educação de qualidade para os alunos com necessidades educativas especiais, no âmbito dos valores da inclusão.

Aos novos corpos sociais, o IPiaget deseja o maior sucesso no cumprimento do seu mandato.