Pós-graduação em Cibersegurança é aposta de futuro

Pós-graduação em Cibersegurança é aposta de futuro

As questões sobre cibersegurança e proteção de dados estão, mais do que nunca, na ordem do dia e assumiram o estatuto de prioridade. É nesse sentido que o Estado português se prepara para usar, pelo menos, 130 milhões de euros dos fundos europeus para reforçar a cibersegurança nos seus serviços nucleares, de acordo com o Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) que se encontra em consulta pública.

Mas não basta reforçar com meios tecnológicos para se assegurar a proteção das infraestruturas críticas nos serviços públicos. São igualmente necessários os meios humanos, devidamente preparados.

Neste contexto, o Piaget abriu as candidaturas para uma nova Pós-Graduação em Cibersegurança e Proteção de Dados na Administração Pública.

A lecionar em regime de e-learning, em horário pós-laboral, e com a duração de seis meses, o curso é promovido pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Piaget de Almada, em colaboração com o Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT) de Viseu.

Entre os pontos fortes desta pós-graduação está a experiência do seu corpo docente, que integra vários profissionais e quadros superiores há muito ligados aos temas da segurança digital. É o caso, por exemplo, do coordenador do curso, Paulo Moniz, diretor de Cibersegurança da EDP; e dos também docentes da ESTG de Almada, Wilson Lucas, Data Protection Officer (DPO) no Instituto de Informática do MTSSS; e Filipe Frasquilho, diretor de operações da IP Telecom.

Esta pós-graduação prevê a formação específica no âmbito da liderança e gestão da cibersegurança e proteção de dados, de acordo com os principais standards e boas-práticas. Ao mesmo tempo, será complementada com os conceitos privacy-and-securtiy-by-default e by-design, no âmbito de organizações com missões de interesse publico, forte vertente regulatória e escassez de recursos.

Recorde-se que o IPiaget tem já atualmente a funcionar na ESTG, em Almada, um CTeSP (Curso Técnico Superior Profissional) em Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos, coordenado pelo docente Filipe Frasquilho.