Instituto Piaget em destaque no Diário de Viseu

Instituto Piaget em destaque no Diário de Viseu

O Instituto Piaget esteve em destaque na edição de sexta-feira, 28 de janeiro, do Diário de Viseu, na sequência de uma extensa entrevista dada ao jornal pelo presidente do Campus local, o Professor Paulo Alves.

A caminho dos 30 anos de existência (que completa em 2023), o polo de Viseu mantém, desde a primeira hora, o seu compromisso com o desenvolvimento humano e social da região. Um percurso que está, na prática, em linha com a opção preferencial e originária do Instituto por territórios onde não existia – ou existia pouca – oferta formativa de nível superior.  

Na entrevista, o presidente do Campus destaca o papel desempenhado pelo Instituto Piaget como um parceiro no desenvolvimento do território. “Faz-nos sentido continuar fisicamente em Viseu, no eco-Campus do Alto do Gaio, tal como nos fazem sentido os vários cursos pós-graduados que, sendo 100% online, estão a ser frequentados no espaço virtual por estudantes de todo o país, ilhas inclusive”, afirma.

Paulo Alves realça igualmente o facto de o Instituto Piaget em Viseu estar em crescimento nos últimos três anos: “Neste ano 2021/22, a comunidade académica é constituída por mais de 600 pessoas”.

Em relação ao futuro, o responsável do Campus sublinha o plano de aumento da oferta formativa (tanto ao nível do 1º como do 2º ciclo de estudos), o propósito de investir numa maior capacitação investigadora e o reforço do papel de intervenção na comunidade. Um papel tanto mais relevante num território que é hoje considerado de baixa densidade populacional. “A baixa densidade demográfica e o aumento da esperança média de vida constituem um grande desafio, mas são também portadoras de oportunidades”, frisa.

O teletrabalho e toda a transição digital associada, a dimensão ecológica da região e os níveis de qualidade de vida, a valorização da produção local e a vitalidade do tecido empresarial, o descongestionamento na mobilidade terrestre, passando pelas unidades de cuidados de saúde, a história, a arte e a gastronomia são fatores que Paulo Alves destaca como oportunidade para fixar as gerações mais jovens.

Vale a pena escolher estudar no Piaget!

“Diário de Viseu”
edição de 28/01/2022, págs. 2 e 3